Astrofísico Stephen Hawking morre aos 76 anos

                        Foto: Getty Images

 

O astrofísico britânico Stephen Hawking morreu na noite de hoje aos 76 anos, em Cambridge, na Inglaterra. A informação foi divulgada pela família do cientista. Segundo a publicação, Hawking morreu em paz. “Estamos profundamente entristecidos pela morte do nosso pai”, diz o comunicado assinado por Lucy, Robert e Tim Hawking, filhos do físico.

“Ele foi um grande cientista e um homem extraordinário, que terá o trabalho e o legado vivo por muitos anos. Sua coragem e persistência com brilhantismo e humor inspirou pessoas ao redor do mundo”, afirma o texto.

Hawking era portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença rara e degenerativa, capaz de paralisar os músculos do corpo, mesmo sem afetar a atividade cerebral.

Professor da Universidade de Cambridge, ele se destacou por estudos sobre buracos negros e outros mistérios da física. Stephen Hawking teve a vida retratada no filme A Teoria de Tudo, estrelado pelo ator Eddie Redmayne, que ganhou o Oscar ao dar vida ao personagem inspirado na trajetória e obra do físico.

*M1