Seis garotos são resgatados de caverna na Tailândia

                                                                                           (AFP Photo)

Cinco garotos que estavam presos em uma caverna foi resgatados do local na manhã deste domingo (8). Os dois foram levados a um hospital improvisado perto da caverna. Primeiro, foram resgatadas duas crianças, por volta de 9h20. Depois, outros quatro foram retirados da caverna.

“Elas estão atualmente no hospital improvisado perto da caverna. Estamos fazendo um exame físico. Eles ainda não foram transferidos para o hospital de Chiang Rai”, disse Tossathep Boonthong, chefe do departamento de saúde de Chiang Rai.

Participam da operação neste domingo, 18 mergulhadores, sendo que 13 são especialistas internacionais e cinco tailandeses experientes. Eles vão conduzir o grupo pelos locais escuros e inundados da caverna. A operação pode durar até quaro dias.

Extensão
O governador Narongsak Osottanakorn disse que dois mergulhadores acompanharão cada um dos rapazes enquanto eles fazem a travessia a partir da parte traseira do complexo de cavernas de 10 quilômetros de extensão. Cada jornada provavelmente levará várias horas e envolverá o uso de equipamento de mergulho para navegar por longas passagens, que ainda estão submersas após uma inundação ter detido os 12 jovens e seu treinado no dia 23 de junho. “O Dia D começou às 10h (horário local)”, disse o governador Narongsak.

Durante dias, coordenadores de resgate adiaram a decisão de levar os meninos para fora da caverna, preferindo esgotar outras opções, como fazer um buraco a partir da parte superior da montanha ou drenar mais água de Tham Luang, um dos maiores sistemas de cavernas da Tailândia. O resgate através de passagens parcialmente submersas é considerado altamente perigoso, mesmo para os mais aptos e experientes mergulhadores de cavernas. Um ex-membro da Marinha Tailandesa morreu depois de ficar sem ar na última quinta-feira.

Esforços para perfurar a montanha de seu topo até onde a caverna está localizada foram mal sucedidos até agora. O governador Narongsak disse que as equipes de perfuração fizeram mais de 100 buracos, acrescentando que algumas chegam a 400 metros de profundidade, em uma tentativa de localizar os meninos.

Ele disse que as autoridades concluíram que agora é o momento ideal para começar o resgate, antes que as chuvas de monção se intensifiquem e piorem a inundação dentro da caverna.

O governador Narongsak disse que 18 mergulhadores foram mobilizados inicialmente, compreendendo 13 mergulhadores estrangeiros e cinco membros da Marinha Tailandesa. O plano é trazer os meninos um a um. Eles e suas famílias foram informados sobre o plano de resgate, segundo o governador.

Correntes fortes e baixa visibilidade são alguns dos desafios. Mas os mergulhadores consideram a parte mais perigosa da missão uma porção que eles chamam de sifão: uma passagem pequena demais para se atravessar enquanto se usa um tanque de ar. Navegar no sifão exigiria que os meninos viajassem parcialmente sem os equipamentos e contassem com os mergulhadores para transportar seu aparelho de respiração. Fonte: Dow Jones Newswires.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia