Mundo tem 12 anos para se preparar para efeitos devastadores do clima

Foto Pixabay

O mundo precisa refletir sobre as mudanças que vem acontecendo com relação ao clima. De acordo com cientistas e órgãos internacionais, o mundo tem apenas 12 anos para se preparar para efeitos severos e realmente prejudiciais à população em virtude da sociedade industrial em que se vive.

As declarações foram feitas pelo professor da Universidade da Pennsylvania, nos Estados Unidos, Tukufu Zuberi, na noite desta quinta-feira (6) na Dom Helder Escola de Direito durante o seminário do grupo de pesquisa da Instituição “Jurisdição e adoção de políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico sustentável”, com a coordenação do professor Márcio Luís. O seminário teve como tema ‘políticas públicas para a sustentabilidade’.

Além do professor Márcio Luís, o coordenador do direito integral da Dom Helder e o reitor da EMGE, Franclim Sobral Brito, participou dos debates.

“A questão central é o aquecimento global provocado pela emissão de carbono. Em breve vai se elevar ainda mais o aumento do nível dos oceanos, o que vai prejudicar, por exemplo, a agricultura, dentre outras consequências. Esse impacto pelo aquecimento global é que geraria nesses próximos 12 anos uma situação enorme de dificuldade. E o acordo de Paris, por si só, será insuficiente”, afirma Zuberi.

Mas, apesar da constatação alarmante sobre os 12 anos, Zuberi acredita que o prazo pode ser maior, o que não diminui a preocupação. “Eu não acredito muito nesse juízo final que alguns cientistas colocam, mas prefiro prestar atenção no que eles têm a dizer e refletir a respeito” conclui.

Fonte Dom Total



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia