‘Estamos morrendo de fome’: o que dizem venezuelanos que desafiam fronteira fechada e fogem para o Brasil

 

Foto: Alan Chaves/G1 RR

 

Carregando o filho de apenas 2 anos, o venezuelano Gregório Rodriguez, de 33 anos, se arriscou na manhã desta sexta-feira (22) a cruzar a fronteira da Venezuela com o Brasil de forma clandestina apesar do bloqueio imposto por Nicolás Maduro, presidente do país vizinho.

Além dele, muitos outros se arriscam a entrar ou sair da Venezuela por caminhos em meio à mata, uma alternativa ao bloqueio na BR-174, onde fica a passagem oficial entre os dois países.

“Havíamos nos planejado quase três meses para viajar para o Brasil e nunca pensamos que isso iria ocorrer nessa data. Fomos pegos de surpresa”, afirmou Wilmer Rodriguez, 40, que fez o mesmo caminho.

No início da manhã desta sexta, não havia fiscalização no lado venezuelano além do bloqueio na BR-174. Mais tarde, no entanto, guardas da Venezuela também passaram a patrulhar o entorno da rodovia, no intuito de barrar as rotas clandestinas. Ainda assim, muitas pessoas burlam a fiscalização e atravessam em ambos os sentidos.

“É mais de 1 km de caminhada até o lado brasileiro para atravessar a fronteira totalmente. Estou vindo em busca de emprego, porque em Santa Elena não há energia nem para ligar equipamentos e sobrevivo de diárias”, disse o brasileiro João Batista, de 58 anos, que há 16 mora em Santa Elena de Uiarén.

*G1 – Editado por Blog do Valente



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia