Piloto é flagrado dormindo em pleno voo enquanto sobrevoava Taiwan

 

Imagem: Reprodução de vídeo

 

Um piloto da companhia aérea China Airlines foi filmado dormindo enquanto sobrevoava Taiwan. O vídeo foi divulgado pelo canal de TV EBC News.

Nas imagens, o piloto do voo CAL 747, devidamente uniformizado, é visto de olhos fechados, com a cabeça jogada para frente e sem reação, claramente dormindo.

Pilotos até podem dormir na cabine em voos mais longos, no que é conhecido como “descanso controlado”. Mesmo assim, o assento deve ser puxado para trás e o piloto deve ficar longe dos controles.

O piloto foi identificado como sendo o capitão-chefe de treinamentos para voos com Boeing 747. Ele foi duramente criticado por não dar o exemplo e por não seguir o procedimento operacional padrão como comandante.

O capitão-chefe de treinamento tem quase 20 anos de experiência e costuma pilotar rotas para Tóquio, Okinawa, Seul e Hong Kong. Ele também serve como instrutor e é responsável pelos exames do simulador.

A EBC News conversou com um outro piloto da China Airlines que afirmou ser normal sofrer de cansaço durante os voos. No entanto, neste caso, o piloto filmado dormindo deveria “dar o exemplo” e passar o comando para outro.

O vídeo foi publicado cinco dias depois de uma greve de mais de 600 pilotos da China Airlines que reclamam justamente do excesso de trabalho e do cansaço.

O Departamento de Aviação Civil de Taiwan afirma que se os pilotos voarem por mais de 12 horas, eles devem receber pelo menos 24 horas de folga.

*UOL



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia