Em resposta a Guedes, filha de Brigitte Macron lança campanha contra misoginia

Foto: Reprodução

Tiphaine Auzière, filha de Brigitte Macron, a primeira-dama da França, fez um vídeo para defender a mãe da declaração do ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, e do presidente Jair Bolsonaro.

Auzière publicou a resposta nesta sexta-feira (6) em uma rede social. Ela aparece com um papel impresso com uma reportagem sobre as falas de Guedes.

“Estamos em 2019 e dirigentes políticos têm como alvo o físico de uma mulher também ativa politicamente. Vocês acreditam que isso existe ainda? Ah, sim.”

Em seguida, ela diz que os franceses também têm problemas: “Não estamos em posição de criticar o que acontece internacionalmente porque a França nem sempre foi isenta de críticas”. Em seguida, lembra de casos de ataques verbais contra mulheres no país.

Auzière diz, então: “Temos que reagir, nos engajar dentro das nossas famílias, no nosso trabalho, nas urnas para que todos juntos joguemos fora nossa misoginia”.

No fim, ela pede para que se faça uso de um slogan chamado “Jogue fora sua misoginia”.

Declaração de Guedes

O ministro Paulo Guedes ofendeu Brigitte Macron na quinta-feira (5). Em um evento em Fortaleza, ele disse as seguintes frases:

“[Emmanuel] Macron falou que estão botando fogo na floresta brasileira e o presidente [Jair Bolsonaro] devolveu: [disse] que a mulher dele é feia, por isso ele [Macron] está falando isso’. Tudo bem, é divertido, não tem problema nenhum. É tudo normal e é tudo verdade. Presidente falou mesmo, e é verdade mesmo, a mulher é feia mesmo [sorri, e a plateia ri e aplaude].”

Guedes falou sobre o tema na sexta-feira (6). De acordo com ele, a intenção da fala era mostrar que imprensa dá importância a detalhes, e não aos assuntos mais relevantes.

Ele disse também que lamenta profundamente o que chamou de brincadeira.

Texto em rede social

Bolsonaro publicou no dia 24 de agosto um texto em uma rede social sobre os esforços do Brasil para combater as queimadas na Amazônia.

Um seguidor postou fotos dos presidentes acompanhados de suas mulheres com a seguinte pergunta: “Entende agora pq Macron persegue Bolsonaro?”. O seguidor ainda acrescentou “é inveja presidente do Macron pode crê (sic)”.

Bolsonaro respondeu ao comentário dizendo: “Rodrigo Andreaça não humilha kkkkk”.

Resposta de Macron

O presidente francês respondeu em uma entrevista. “O que eu posso dizer? É triste, é triste. Mas é triste, em primeiro lugar, para ele e para os brasileiros. Eu penso que as mulheres brasileiras têm, sem dúvida, vergonha de ler isso de seu presidente”, disse ele.

Fonte G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia