Força-tarefa da Lava Jato apresenta denúncia contra Argello e Delúbio

Os procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba apresentaram denúncia à Justiça Federal nesta sexta-feira (6) contra o ex-senador Gim Argello (PTB-DF), o empresário Ronan Maria Pinto e outras 18 pessoas suspeita de envolvimento em pagamentos de propinas por empreiteiras com contratos com a Petrobras.

Segundo as investigações, Argello e pessoas de sua confiança cobraram propina de empresas entre abril e dezembro de 2014 para evitar que empreiteiros fossem convocados a depor na CPI do Senado e na CPMI no Senado e na Câmara que apurava corrupção em contratos da Petrobras.

Além deles, estão sendo denunciados os empreiteiros Marcelo Odebrecht, da holding Odebrecht, Ricardo Pessoa, da UTC, Léo Pinheiro, da OAS, e executivos dessas construtoras.

MENSALÃO

Já no caso de Ronan Maria Pinto, os investigadores apontam que houve crime de lavagem de dinheiro envolvendo cerca de R$ 6 milhões, por meio de um empréstimo fraudulento com o banco Schahin. O valor equivale a metade dos R$ 12 milhões pedidos em empréstimo pelo pecuarista José Carlos Bumlai, que figurou como intermediário do PT.

A suspeita é de que os valores tenham sido usados para comprar o silêncio de Ronan sobre fatos relacionados à morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), assassinado em 2002.

Três condenados pelo Supremo Tribunal Federal no mensalão também são alvos da denúncia: Marcos Valério de Souza, pivô do escândalo, Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, e o doleiro Enivaldo Quadrado.

Ronan Maria Pinto foi preso no dia 1º de abril, na 27ª fase da Lava Jato, chamada Carbono 14, que também prendeu o ex-tesoureiro do PT Silvio Pereira. Argello foi preso na 28ª fase, denominada de Vitoria de Pirro – dois assessores foram presos, e seu filho Jorge Argello Junior e executivos da OAS foram conduzidos compulsoriamente à delegacia.

OS DENUNCIADOS

– Denúncia 1:

Gim Argello, ex-senador

Jorge Argello Junior, filho de Gim Argello

Paulo César Roxo, assessor da campanha do PR-DF em 2014

Valério Neves Campos, coordenador político do PR-DF em 2014

Léo Pinheiro, empreiteiro da OAS

Roberto Zardi Ferreira, executivo da OAS

Dilson de Cerqueira Paiva Filho, executivo da OAS

Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC

Walmir Pinheiro Santana, executivo da UTC

Marcelo Odebrecht, ex-presidente da Odebrecht

Claudio Melo Filho, executivo da Odebrecht

– Denúncia 2:

Ronan Maria Pinto, empresário

Sandro Tordin, presidente do banco Schahin

Marcos Valério Fernandes de Souza, publicitário condenado no mensalão

Enivaldo Quadrado, doleiro condenado no mensalão

Breno Altman, jornalista

Luiz Carlos Casante, empresário

Natalino Bertin, empresário

Oswaldo Rodrigues Vieira Filho

Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT condenado no mensalão.

Com informações da Folhapress.

*NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia