Japonês da Federal tem desconto em pena e deixa de usar tornozeleira

CURITIBA, PR 28/11/2015 - O agente da Polícia Federal Newton Hidenori Ishii é um dos rostos mais conhecidos e inusitados da Operação Lava-Jato. Todo preso que chega na carceragem de Curitiba, ou é transferido, aparece ao lado do policial em toda e qualquer foto. Foi assim com José Carlos Bumlai, Marcelo Odebrecht, João Vaccari Neto, Pedro Corrêa, Ricardo Pessoa... Todos com Ishii, que quase sempre está de óculos escuros e colete. Ribeiro, que rotula o agente como “japonês bonzinho”, afirmou que Ishii é o responsável pelo vazamento da delação premiada do ex-diretor da estatal, além de o acusar de vender informações. Ishii irá depor para prestar esclarecimentos - Foto: Giuliano Gomes

Famoso por escoltar os principais envolvidos na Operação Lava Jato, o agente da Polícia Federal, Newton Ishii, teve um desconto em sua pena depois de ser condenado em 2009 por corrupção e descaminho ao facilitar entrada de contrabando do Paraguai no Brasil.

De acordo com o portal Uol, o agente, conhecido como Japonês da Federal, não usa mais tornozeleira eletrônica. Chefe do núcleo operacional da PF em Curitiba, uma das suas atribuições nessa função é realizar custódia e escolta de presos.

Segundo a PF, o uso de tornozeleiras pelo agente, desde junho passado, deveria ocorrer até esta sexta-feira (21), mas ele obteve a remissão de 27 dias da pena por ordem da Justiça Federal porque, desde que começou a usar o dispositivo, teria um dia de pena abatido a cada três dias trabalhados. O cumprimento da medida terminou no último dia 4.

*Bocão news

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia