“Não vai mudar enquanto eu for presidente do Senado”, diz Renan sobre lei de delação

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), afirmou nesta nesta terça-feira (21) que a lei de delação premiada não vai sofrer alterações, pelo menos enquanto ele for o presidente da Casa. Lembrando que o mandato de Renan está previsto para acabar no final deste ano, sendo que a eleição para eleger seu substituto está prevista para acontecer no início de 2017.

A declaração de Renan veio depois da divulgação dos áudios feitos  pelo ex-presidente da Tranpsetro Sérgio Machado, onde ele teria dito que defendia mudanças na lei de delação premiada, posição que foi defendida em algumas entrevistas . Uma das alterações que o presidente do Senado queria fazer era que fosse proibido que presos pudessem fechar acordo de delação enquanto estivessem atrás das grades. O senador de Alagoas acredita que aqueles que estão na prisão poderiam fazer qualquer coisa para sair de lá, até mesmo dar declarações perigosas sem provas.

As gravações de Machado, que constam de sua delação premiada, embasaram o pedido de prisão contra Renan apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O PGR alegou que Renan estaria tentando obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

“Quando ministro da Justiça, eu estimulei a delação, mesmo a delação ainda não existindo na lei. No Senado, eu aprovei a lei. Agora, a legislação é sempre aperfeiçoada, não para a Lava Jato. A Lava Jato já foi, é um avanço civilizatório […] Para não parecer que o presidente está desbordando do cumprimento do seu papel, eu acho que a lei precisa ser modificada, sim, mas não será enquanto eu for presidente do Senado”, declarou Renan para os jornalistas que estavam no Senado.

*Varela notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia