Prefeitos de Santo Antônio de Jesus e Muniz Ferreira participaram do encontro de prefeitos em Santa Catarina

8a3eb95f-f6b6-45c8-8c20-69ffe95ff210
bb8e2d04-a354-421b-9e39-e512b3d4841c
1-1
90199

Os prefeitos de Santo Antônio de Jesus e Muniz Ferreira participaram do encontro de prefeitos do Recôncavo, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá em Santa Catarina nos dias 20 e 21 de fevereiro. Organizada pelo Sebrae, a ação levou 20 prefeitos para conhecerem quatro municípios catarinenses que se destacam pela estrutura e funcionamento da administração.

O objetivo da missão com os gestores públicos eleitos e reeleitos em 2017 foi proporcionar vivência em municípios que investiram em inovação e conseguiram colher resultados como o desenvolvimento da população e da economia local. O foco foi apresentar as ações implantadas, voltadas para os pequenos negócios, e orientar como elas podem ser incorporadas na Bahia. “A partir dos bons exemplos, podemos criar planos mais adequados à realidade do nosso município”, disse prefeito Rogério Andrade.

Na programação, os gestores conheceram as parcerias entre os municípios catarinenses, como Chapecó, Pinhalzinho e Itapiranga, e participaram de atividades de visitas aos Consórcios Intermunicipais de Saúde, Educação e Compras Públicas e ao Consórcio Internacional de Desenvolvimento Urbano do Oeste Catarinense, Argentina e Paraguai, além de dos trabalhos associativos que geram dinâmica econômica na região.

A região que foivisitada pelos prefeitos passou a ser referência em boa administração por promover ações colaborativas através de consórcios intermunicipais, de forma que os municípios passaram a firmar parcerias entre si para dividir custos e, com isso, conseguir melhorar a qualidade dos serviços de saúde, infraestrutura e segurança alimentar. O planejamento estratégico para compartilhar ideias e processos atraíram investimentos e fortaleceram o empreendedorismo local.

Segundo o gerente da Regional do Sebrae de Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, a região do oeste catarinense é uma das mais desenvolvidas do país, apesar de ser mais isolada e com grande presença de imigrantes. “Esse público percebeu que uma forma de se desenvolver era a cooperação entre as cidades e, assim, eles cresceram, inovaram tecnologicamente, fortaleceram e tornaram as cidades extremamente produtivas”, declarou. A visita vai permitir ainda que os prefeitos baianos percebam a importância do planejamento e da evolução coletiva.

Agência Sebrae de Notícias Bahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia