Redes sociais como termômetro: Angelo Coronel sai na frente na corrida para o Senado

Foto: reprodução

A expectativa em torno da influência das redes sociais no desempenho eleitoral dos candidatos é grande para esta eleição. Em campanhas como a que levou Barack Obama à presidência dos EUA em 2009 foram preponderantes, contudo, no Brasil os efeitos das redes ainda não foram classificados como fundamentais.

Dito isso, o período pré-eleitoral deste ano no Brasil tem sido marcado pelas manifestações espontâneas e estimuladas no universo digital. O baixo custo soma-se à extensão do alcance e a fatores como a falta de credibilidade de pesquisas eleitorais.
Neste sentido, faltando pouco menos de seis meses para as eleições deste ano, a reportagem recebeu um levantamento do desempenho dos pré-candidatos ao Senado pela Bahia. A análise baseada nos dados oficiais do Facebook revelou o crescimento da audiência de possíveis candidatos à Casa Alta do Congresso Nacional.

Os números apontam o deputado Angelo Coronel (PSD) como líder no ranking de seguidores da rede. O pessedistas está a frente de nomes como o ex-ministro Jaques Wagner (PT), o deputado federal Jutahy Magalhães Jr. (PSDB) e a senadora Lídice da Mata (PSB), cotados para a disputa eleitoral.

Entre fevereiro e maio de 2018, Angelo Coronel acumulou em sua fanpage 261.260 seguidores. Os números superam o do segundo colocado, o ex-ministro Jaques Wagner. No ranking de seguidores, Wagner possui a marca de 208.167 fãs, contra 78.874 de Lídice e 12.963 de Jutahy Magalhães Jr.

Em relação à taxa de crescimento da audiência no mesmo período, a ordem pouco sofreu alteração. Angelo Coronel continua liderando com 87% de ganho de fãs, seguido por Jaques Wagner (10%) e Lídice da Mata (0.3%). Jutahy Magalhães Jr. foi o único dos políticos que apresentou queda neste coeficiente (0.2%).

O engajamento do público, importante métrica de popularidade, também foi analisado. Neste indicador de desempenho, Jaques Wagner abriu vantagem em relação aos outros três. Com possibilidade de disputar o Senado ou até a Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores, o ex-ministro possui 863.927 em interações sociais na sua página. Coronel é o segundo colocado (304.826), com ampla distância para Lídice (19.663) e Jutahy Magalhães Jr (1.717), terceiro e quarto lugar, respectivamente.
*BNews



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia