Bolsonaro desembarca em Brasília pela primeira vez como presidente eleito nesta terça

Foto: Reprodução / Leandro Prazeres / UOL

Jair Bolsonaro (PSL) desembarca nesta terça-feira (6) em Brasília pela primeira vez desde que foi consagrado o próximo presidente do Brasil no último dia 28. A agenda do presidente eleito inclui encontros com o presidente Michel Temer (MDB), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, além de reuniões com militares e visita ao Congresso Nacional.

A ida de Bolsonaro, que ainda cumpre mandato como deputado federal, a Câmara dos Deputados terá acesso a impressa barrado. O Congresso decidiu proibir a entrada de jornalistas no plenário durante a sessão desta terça por motivos de segurança.

Bolsonaro embarcou pouco depois das 7h na Base Aérea do Galeão, em um avião da Força Aérea Brasileira. O presidente eleito chegou à Base Aérea por volta das 6h. Sua presença em Brasília marca o início dos trabalhos da equipe de transição do governo, que terá pela frente 56 dias até a posse em janeiro.

Na aeronave, segundo assessores, além de Bolsonaro, estão o vice-presidente eleito, general Mourão (PRTB), o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Luiz Antônio Nabhan Garcia, entre outros.

De acordo com a Agência Brasil, também estarão ao lado do presidente eleito o ministro extraordinário Onyx Lorenzoni (DEM), e o general Augusto Heleno, confirmado para a Defesa. Ambos participam ativamente do governo de transição.

AGENDA
De manhã, Bolsonaro participa da sessão solene dos 30 anos da Constituição, na Câmara dos Deputados. O presidente eleito ainda deve almoçar com o ministro Defesa, Joaquim Silva e Luna, depois tem reuniões com os comandantes da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e  do Exército, general Eduardo Villas Bôas.

Já nesta quarta-feira (7), estão programados café da manhã com o comandante da Aeronáutica, o brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato. Haverá ainda encontro com os presidentes do STF, Dias Toffoli, e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha.

Os presidentes Bolsonaro e Temer se encontram, pela primeira vez desde a eleição, nesta quarta, às 6h, para selar o início simbólico do governo de transição. Até o final de dezembro, equipes dos dois presidentes trabalharão juntas para reunir dados e sanar dúvidas, no esforço de dirimir dificuldades para o governo eleito.

Antes porém, por volta das 14h, o presidente eleito pretende visitar o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), onde funcionará o governo de transição. O local, que fica a 8 quilômetros da Esplanada dos Ministérios e a 4 do Palácio do Planalto, serve de gabinete de transição desde a primeira eleição do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sucessor de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

*BN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia