Bolsonaro é criticado por ex-apoiadores na web; página coleta comentários

Desde que Jair Messias Bolsonaro tornou-se o 38º Presidente da República, vencendo com 55,13% dos votos o petista Fernando Haddad no 2º turno das eleições, parte do eleitorado bolsonarista mudou a tônica do “apoio incondicional” ao presidente e passou a criticá-lo abertamente em suas redes sociais.

No Brasil, o fenômeno não é inédito: figurou em parcela de partidários do PT que, decepcionados pelo escândalo do Mensalão e discordantes do rumo do Partido dos Trabalhadores à época, aderiram ao então recém-fundado Psol em 2005 e fortaleceram uma crítica interna na esquerda que, para todos os efeitos, atingiu o 2º mandato do presidente Lula e os 2 de Dilma Rousseff.

Catorze anos depois, munidos de novas ferramentas –como o Facebook, o Twitter e diversos aplicativos de mensagens instantâneas–, a política entrou de vez na boca do povo –e, mais precisamente, em seus dedos.

Dessa forma, com a emergência de acusações apontando para o círculo próximo do filho mais velho do presidente, o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), os primeiros sinais de 1 “racha” no sentimento eleitoral bolsonarista apareceram peles redes.

Decisões controversas relacionadas a Bolsonaro –como a promessa de levar a embaixada brasileira em Israel para a cidade de Jerusalém ou o cancelamento de uma declaração conjunta com os ministros de governo durante o Fórum Econômico Mundial– não foram perdoadas por simpatizantes do presidente.

Questionamentos, cobranças e até manifestações de arrependimento foram publicadas nos perfis do círculo próximo de Bolsonaro e mesmo nas contas oficiais do presidente.

Poder360 vasculhou algumas páginas do Facebook e perfis do Twitter em busca de comentários (ou tweets) do eleitorado bolsonarista com críticas relacionadas ao recém-empossado governo.

A principal delas, chamada “Bolsominions Arrependidos” –1 apelido pejorativo referente aos “seguidores” do presidente–, compilou comentários de bolsonaristas decepcionados com medidas tomadas pelo novo governo.

De teor assumidamente oposicionista ao governo de Bolsonaro, o perfil está presente tanto no Twitter quanto no Facebook. Contatada pelo Poder360, a administração da página não respondeu.

Eis algumas das postagens:

Ver imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no Twitter

Bolsominions Arrependidos@bolsoregrets

Arrependimento Edição Desmaio Kid.

117 pessoas estão falando sobre isso

 

Bolsominions Arrependidos@bolsoregrets

A frase QUEM NÃO DEVE NÃO TEME é muito emblemática. É justamente o que tá acontecendo aqui. E é uma boa hashtag, cês não acham?

45 pessoas estão falando sobre isso

 

Ver imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no TwitterVer imagem no Twitter

Bolsominions Arrependidos@bolsoregrets

Okay, quem vai assumir responsabilidade pelo bot? Deu tilte, tem como vocês irem lá desligar, pfvr?

56 pessoas estão falando sobre isso

 

Bolsominions Arrependidos@bolsoregrets

Os minions tomaram meu lugar na encheção de saco diária no perfil do Desmaio Bolsokid. Vou perder meu emprego.

63 pessoas estão falando sobre isso

 

Bolsominions Arrependidos@bolsoregrets

Corre, gente. Tá pistolito.

83 pessoas estão falando sobre isso

 

Bolsominions Arrependidos@bolsoregrets

A gente aqui só querendo que eles passem vergonha e o Wilson já chega metendo o pé na porta.

54 pessoas estão falando sobre isso

 

 

Resta saber como reagirá não só o eleitorado do presidente, mas o próprio mandatário, ao longo da abordagem à 1ª crise do governo e seus desdobramentos.

Como a história política brasileira mostra, a frustração projetada em uma figura (ou, nesse caso, em uma família de políticos) pode gerar reações exacerbadas e raivosas da parte de 1 eleitorado que, decepcionado, tende a desiludir-se –e perder a confiança na classe política e no sistema democrático com 1 todo.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia