SAJ: Após vencer câncer de mama, jovem inicia processo de reconstrução mamária; conheça a história

Determinação é a palavra que define a santoantoniense Márcia Maciel. Aos 29 anos de idade, mãe de uma criança de 10 anos e outra de 06 meses de vida, Márcia foi acometida pelo câncer de mama. A doença geralmente atinge mulheres acima de 40 anos, cerca de 7% em mulheres com idade inferior. A taxa anual é de 50 casos para cada 100.000 mulheres/ ano e podem estar ligados ao histórico familiar, hábitos alimentares, menstruação precoce, ausência de gravidez, dentre outros fatores.

A cura

Após confirmação médica, ela passou pelo processo da quimioterapia, radioterapia, mastectomia total e esvaziamento da axila. Hoje, aos 35 anos, mais uma vitória está sendo concretizada na vida de Márcia ao realizar a primeira etapa da reconstrução da mama esquerda. “Estou muito feliz. Hoje digo com clareza que a enfermidade veio para me mostrar a capacidade que tenho de enfrentar as diversidades da vida, me encorajar para os desafios que a vida nos permite passar e ser mais confiante ,coisa que eu não era antes da doença”, disse.

Nova mulher

O aprendizado fez com que Márcia pudesse realizar seus sonhos ao concluir o curso técnico em análises clínicas. “Agradeço primeiramente a Deus pela minha vitória e segundo lugar a o meu anjo Dr. João Neiva. Quero ressaltar que quimioterapia não é bicho de sete cabeças, tem aqueles pacientes mais frágeis e aqueles que conseguiram fazer numa boa como eu”, frisou. Para ela, as mulheres não devem se esconder atrás do medo. “Ele não ajudará em nada e só irá atrapalhar. Façam seus exames periodicamente independente da idade,pois a doença não escolhe idade,quanto antes ter a descoberta maiores são as chances de cura”, pontuou.

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa teve inicio em 1990, com objetivo de estimular a participação da população na prevenção do câncer de mama. Com mensagens de autoestima e fé, Márcia compartilha com diversas pessoas sua vitória mostrando que é possível vencer a doença. “Hoje sou uma mulher extremamente realizada e mega feliz”

5c0209db-c7d6-4334-a92d-a4ba4d450197
8473df0d-11b0-45f6-8016-2c6cfaa96186

*Esta é uma edição especial do Blog do Valente durante o mês da conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia