Mesmo sobrando vagas em escolas municipais, pais dormem em fila da escola do Luís Eduardo; entenda porque

Ano começando, e muitos pais terminaram o ano de 2017 e começaram o ano de 2018 em filas de matrículas, a fim de garantir o ano letivo dos filhos em determinadas escolas. Essa é a realidade da Escola Municipal Deputado Luiz Eduardo Magalhães em Santo Antônio de Jesus.

O número de pais interessados nas vagas disponíveis são muitos, isso, segundo Cíntia Souza, secretária de educação do município, se dá devido ao fechamento do Colégio Félix Gaspar, “Muitas mães vão ter que tirar do Félix Gaspar, e colocar em um colégio naquela região, por conta de transporte escolar, que o transporte só vai até aquela parte central” disse. Cíntia continuou afirmando que as escolas disponíveis à matricular esses alunos, são distantes, “Essas filas só vão piorar” continuou.

De acordo com alguns pais que aguardam a vaga, os critérios da escolha dessa escola, vão além da distância, trata-se também da parte organizacional da escola, do corpo de docente, disciplina, cuidados para com os estudantes e, em alguns casos, são estudantes que vêm de escola que têm turmas apenas do Ensino Fundamental I.

A diretora da escola explica que apesar de serem colocados os cartazes informando número de vagas para alunos do 6º ano (uma vez que os alunos que cursarão o 7º, 8º e 9º ano, são os alunos da própria escola), os pais se mantiveram na fila. Ela acrescenta que não há necessidade de os pais se continuarem na fila por tanto tempo, “Nossa cidade tem escolas tão boas quanto a Luís Eduardo” disse.” As pessoas criaram essa cultura de filas nas portas das escolas”, acrescentou. Ela também assegurou que a escola não é responsável pela fila, os pais se organizaram na fila e, por conta própria, distribuíram senhas, para garantir a matrícula que começa apenas dia 04 (janeiro). O número de vagas para o 6º ano são 80 para o turno matutino e 90 vagas para o turno vespertino.

Blog do Valente



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia