SAJ: Jovem tem foto do perfil usada em montagem de vídeo de sexo, “estou sendo xingada, fazem piadas comigo”

Jovem santoantoniense é vítima de crime virtual. Em contato com o repórter Sidney Silva da Rádio Andaiá FM, a jovem de prenome Tainá, 22 anos, relatou que sua foto do perfil do Facebook foi utilizada em uma montagem de vídeo com cenas de sexo e viralizou nos grupos de WhatsApp. “Estou sendo xingada, ficam fazendo piada comigo no local de trabalho, corro risco de perder meu emprego”, disse. De acordo com ela, o vídeo foi lançado nas redes sociais em 2017, mas só ontem que ela teve conhecimento após receber diversas mensagens com xingamentos e acusações. A vítima prestou queixa na delegacia e está buscando ajuda na justiça. “Minha família está em choque com isso, eles estão me dando apoio e sabe quem sou, mas todo mundo fica fazendo piadinha o tempo todo. Minha consciência está limpa. As pessoas ficam me julgando, não procuram saber, estou entregando tudo nas mãos de Deus e da justiça”, pontuou. Ela informou ainda que suspeita de uma pessoa e já relatou a polícia. Segundo ela, o delegado solicitou cópias de foto e DVD para prosseguir com a investigação. “Procurem ver o vídeo direito antes de falar. Agora vou até o fim, ele mexeu com uma pessoa direita, trabalhadora, não foi com qualquer uma”, destacou.

Perigos dos boatos

O que começa com algo pequeno em um grupo de WhatsApp pode destruir a vida de uma pessoa. É o que acontece com boatos criados para difamar pessoas, crime muito comum na atualidade. Para o coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade, Pablo Cerdeira, a sociedade passa por um período em que as tragédias vão despertar cada vez mais interesse e necessidade de alfabetização do uso das redes sociais, algo que foi potencializado pelo modo como a internet se desenvolveu. Além de trazer danos psicológicos, a vítima é exposta aos perigos na ‘vida real’ por causa de boatos no ‘mundo virtual’.

No Código Penal brasileiro, essas implicações legais ligadas a boatos se enquadram nos chamados crimes de honra:

  • Calúnia:Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime. Pena: detenção de seis meses a dois anos e multa.
  • Difamação:Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação. Pena: detenção de três meses a um ano e multa.
  • Injúria: Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro. Pena: detenção de um a seis meses e multa. 

O que fazer quando for vítima de um boato?

  • Consolidar a prova:Fazer um print ou imprimir a página do local em que o boato foi postado ou o comentário foi feito.
  • Procurar uma delegacia
  • Contratar um advogado

 

*Blog do Valente/G1

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia