SAJ: Empresário mostra como transformou adubo orgânico em negócio inovador; vídeo

Integrando a Semana do MEI, a tão esperada megapalestra com o case de sucesso nacional do empresário Leonardo de Matos reuniu empreendedores e interessados no mundo dos negócios na noite desta quinta, 17, no Centro Cultural em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. A programação do evento segue até esta sexta-feira, 18, em outros dez municípios da região.

Com um produto inovador, entregue de maneira prática e higiênica, Leonardo desenvolveu um adubo orgânico e sustentável. “Meu cliente não precisa utilizar nada da casa dele para usar o meu produto, porque ele é completo. Você abre a latinha com a mão e já vem com a colher medidora. Então, você usa o que precisar e devolve o adubo para a lata. Além disso, a lata é reciclável e pode ser reaproveitada posteriormente para diversas funções”, detalha.

Leonardo, que já foi empresário do segmento têxtil e acumulou uma dívida de cerca de R$ 1,5 milhão, conseguiu quitar o restante do débito, apostando num novo tipo de negócio tendo como principal premissa a inovação. “A vantagem da inovação no negócio é que você, que trabalhava com preço, passa a trabalhar com valor e o seu lucro líquido aumenta, porque consegue cobrar mais. O seu cliente percebe o diferencial seu produto possui. As pessoas entendem o valor que tem agregado nisso. Então, elas pagam um pouco a mais para ter esse conforto e praticidade”, completa o palestrante.

O empresário já veio à Bahia outras vezes e esteve em Santo Antônio pela primeira vez. Ele deixou uma recado para os empreendedores da cidade. “A principal lição que deixo é a de que a recompensa vem do esforço. Não dá para fazer o que todo mundo faz. Ou você vai além, ou você vai continuar com o faturamento que você está tendo”, finaliza.

Um dos participantes foi João Hermes Fernandes, que é microempreendedor individual há um ano e meio. Ele participou da turma 2018 do Empretec em Santo Antônio de Jesus e da megapalestra da Semana do MEI, que agregará no cotidiano de sua empresa.  “Trabalho com tecnologia e segurança e sei da hipótese de o empreendedor quebrar e precisar recomeçar na atividade empresarial. Mas, agora eu sei que posso ter toda a motivação para seguir adiante”, pontua.

Ele destaca algumas vantagens da formalização “Geralmente, nos distribuidores eu tenho um desconto grande só por ser MEI, com até 60%. A formalização, sem dúvida alguma, traz muitos benefícios. Hoje, minha meta é expandir”, acrescenta.

O gerente regional do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Oliveira, avalia de forma positiva a edição 2018 da Semana do MEI. “A Semana do MEI tem sido bastante proveitosa porque estamos buscando fortalecer cada vez mais a classe empresarial. Ao todo, 11 cidades receberam mais de 20 capacitações e nosso objetivo é cada vez mais trazer conteúdo de qualidade que fortaleça o dia a dia do microempreendedor individual”, conclui.

Rafael Lopes/Sebrae

https://www.facebook.com/blogdovalente/videos/1891092787603733/



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia