Câmara Municipal e UFRB emitem nota de pesar pelo falecimento de Grã-Mestre Roque

Muito conhecido em Santo Antônio de Jesus e grande nome na cultura do município, Grã-mestre Roque faleceu aos 65 anos na noite desta terça-feira (11) no Hospital Regional. A Prefeitura decretou luto oficial de cinco dias devido à grande influência que Mestre Roque teve na cultura. Em nota, a Câmara Municipal também decretou luto.

A Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio de Jesus manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Grã-Mestre de Capoeira Roque dos Anjos, ‘Mestre Roque’, ocorrido na noite desta última segunda-feira (11), devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Neste momento de dor e reflexão, o Poder Legislativo Municipal se solidariza e deseja conforto e sabedoria aos familiares e amigos. E por este motivo, o Presidente da Câmara Municipal determinou luto oficial na Casa Legislativa, em razão do falecimento de Mestre Roque que projetou nacionalmente a cidade de Santo Antônio de Jesus através da Capoeira, consistindo em uma grande perda para o patrimônio cultural além do grande trabalho social desenvolvido pelo mesmo para o povo santantoniense, através da Associação de Capoeira Ogunjá fundada em 1958. Em sinal de respeito, a Câmara Municipal publicou uma portaria no Diário Oficial do Legislativo (DOL) suspendendo as atividades legislativas e sessão ordinária que aconteceria na tarde desta terça-feira. 

 

A UFRB destaca a parceria que Mestre Roque tinha com a instituição.

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do Grão Mestre Roque. Importante liderança local e grande figura de resistência negra, Mestre Roque era um dos mestres de capoeira mais antigos de Santo Antônio de Jesus. Chegou à cidade trazendo a influência da capoeira, do candomblé, do maculelê, do samba de roda e dos blocos afro. Fez historia e deixou um grande legado. Foi parceiro da UFRB desde a primeira edição do Fórum Pró-lgualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo/Santo Antônio Negro. Foi tema de trabalho na forma de vídeo e de pesquisa, além de inúmeras outras contribuições. A comunidade acadêmica do CCS/UFRB lamenta imensamente a sua partida e oferece condolências aos familiares e amigos.

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

 

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia