Conselho de Nutricionistas promove evento em Santo Antônio de Jesus; nutricionista esclarece dúvidas

Imagem Ilustrativa

O Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5) estará em Santo Antônio de Jesus, nos dias 14 e 15 de setembro, para realização do CRN-5 Itinerante. O evento, que tem como objetivo aproximar ainda mais o órgão dos nutricionistas que atuam no interior dos estados da Bahia e de Sergipe, acontecerá na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no campus do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Avenida Carlos Amaral, n. 1015, bairro Cajueiro.

Em entrevista a Radio Andaiá, a nutricionista Angelina Cordeiro, esclareceu duvidas sobre o evento e a nutrição de maneira geral. Com relação ao Conselho Regional de Nutrição Angelina aponta que a missão do órgão está em fiscalizar, disciplinar e orientar o nutricionista no exercício de sua profissão. São 51 anos de regulamentação da profissão. De acordo com Angelina,  “o evento se  dispõe a aproximar o Conselho dos profissionais e oferecer os serviços que já são oferecidos na sede. Além disso haverá capacitação do nutricionista, com 2 nutricionistas convidadas que irão dialogar com os conselhos sobre a importância do nutricionista no município. Santo Antonio será a primeira cidade a receber o evento”, ressalta.

Na oportunidade, será disponibilizada uma gama de serviços e ações, como atendimentos para pessoas físicas e pessoas jurídicas, conciliações, atendimento jurídico, recebimento de denúncia, orientação profissional pela assessoria técnica do órgão e palestras sobre diversos temas. Também foram convidados para o evento conselhos de controle social (conselho de alimentação escolas – CAEs municipais; conselhos de segurança alimentar e nutricional – Conseas; e conselhos de saúde) e gestores de secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação de aproximadamente 30 municípios.

Os nutricionistas e pessoas jurídicas da região poderão realizar serviços como inscrição, emissão de 2ª via de carteira de identificação profissional, atualização de cadastro e parcelamento de débito.

Sobre a atuação do nutricionista,  Angelina enfatiza a importância do profissional nas diversas áreas de atuação, inclusive restaurantes. “o nutricionista  vai oferecer nesses ambientes uma alimentação equilibrada, balanceada, levando em conta a região, cultura religiosa, enfim o nutricionista é primordial para uma alimentação saudável e adequada.”

PROGRAMAÇÃO

No dia 14, a programação terá início às 8h com recepção e credenciamento dos participantes. Entre os convidados estão representantes das instituições de ensino superior da região, representantes de conselhos sociais e gestores municipais. A abertura será realizada pela presidente do CRN-5, a nutricionista Amanda Ornelas.

Já no dia 15, os trabalhos começam às 9h, e além dos serviços disponibilizados pelo órgão, serão promovidas palestras sobre uso de agrotóxicos e seus impactos na saúde e sobre a experiência em Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e a nova lei que inclui educação alimentar no currículo escolar. A expectativa é de que mais de 200 profissionais participem das atividades.

  • O QUÊ? CRN-5 Itinerante
  • QUANDO? 14 e 15/09
  • QUEM? O Conselho de Nutricionistas promoverá o evento
  • ONDE? UFRB – Campos do Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Fonte: ASCOM/CRN-5



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia