SAJ: Diretora do Núcleo Regional de Educação – NRE 21, Patrícia D’Avila afirma que provas ‘CPA’ serão realizadas futuramente apenas pela internet

Os exames supletivos ou CPA, realizados na Bahia pelas Comissões Permanentes de Avaliação (CPA), vão acabar nas escolas estaduais. De acordo com a diretora do Núcleo Regional de Educação – NRE 21, em Santo Antônio de Jesus, Patrícia D’ávila, em entrevista ao repórter Tino Alves, na Rádio Andaiá FM, a mudança não será agora, mas futuramente as provas serão realizadas pela internet, como já ocorre com as inscrições, que são feitas online. Hoje, o candidato, por meio de um cadastro no sistema, realiza seu agendamento, escolhendo a unidade que deseja realizar a certificação e o horário de atendimento.

A idade mínima para realização dos exames segue as anunciadas é 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. O CPA (comissão permanente de avaliação) é um procedimento gratuito que concede aos aprovados o certificado de conclusão do segundo grau. A prova é aplicada em Salvador e em outras cidades do estado. “O único território que possui duas escolas que oferece esse processo de avaliação mais próximo é Santo Antônio de Jesus e Santo Amaro. Porém a avaliação pode ser feita em qualquer unidade escolar que ofereça este tipo de método. Como houve carência de professores da área de Exatas em Santo Antônio de Jesus, principalmente em Matemática, a prova poderá ser complementada em qualquer outra unidade”, explicou Patrícia D’ávila.

De acordo com a professora, o candidato que tiver interesse em fazer a avaliação do CPA, poderá fazer em outra unidade. “Isso se houver carência de professores. Mas o estado está desenvolvendo uma nova metodologia para trabalhar o CPA. O uso da tecnologia, onde o aluno poderá fazer a sua prova através da internet, por meio de um banco de questões. Porém, este processo não será para este momento, pois o novo método ainda está em discussão”, salientou.

Segundo a diretora do NRE, a falta de professores de Matemática, Física e Química não ocorre apenas na Bahia, mas no país. “Há uma enorme falta de professores nessas áreas de Exatas. O número de professores que se formam por ano na área de exatas é baixo e consequentemente não atende a nossa demanda. Por este motivo, o estado, reconhecendo a sua responsabilidade para com a questão da educação, promoveu um concurso para professores dessas áreas e este problema aqui no estado será sanado em breve”, ressaltou a diretora do NRE.

Fonte Andaia FM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia