UNEB realiza VII Novembro Negro na XX Semana de Consciência Negra, em Santo Antônio de Jesus

O VII Novembro Negro será realizado entre os dias 20 e 22 deste mês na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus V em Santo Antônio de Jesus. O eixo principal de discussões e debates será A FORÇA QUE MOVE O MUNDO: Mulheres e Poder na África e Diáspora Negra, tema que contemplará e celebrará o legado das mulheres negras para a humanidade nos diversos âmbitos que constituem as sociedades, promovendo em suas atividades reflexões e discussões acerca do protagonismo negro feminino nos processos de combate e resistência às violências e opressões, bem como as interseccionalidades entre raça, gênero e outros marcadores da diferença pertinentes na atualidade.

O evento esse ano contará ainda com o Memorial Dona Telma e Mestre Roque dos Anjos, que constitui em uma cerimônia de homenagem pública à memória dos referidos ícones da história e cultura afro-santoantoniense. Além da prestação coletiva de homenagens institucionais, o memorial compreenderá também um grande momento de celebração do legado de indubitável relevância deixado por Dona Telma e Grão-Mestre Roque dos Anjos.

A Semana de Consciência Negra da UNEB – Campus V é um evento de grande tradição no calendário anual de celebrações de nossa instituição e comunidade. Realizada há 20 anos e popularmente conhecida pela marca Santo Antônio Negro, a Semana de Consciência Negra é simbolicamente, para todas e todos nós discentes e docentes negras e negros unebianxs, uma poderosa arma de combate ao racismo e discriminação racial. Porém, o Santo Antônio Negro é muito mais que um evento acadêmico: compreende um conjunto de espaços para promoção de reflexões, debates, discussões, denúncias, afirmações, celebrações e difusão de conhecimentos, trajetórias e experiências de nossa população afro-santoantoniense, que continua sofrendo com os sórdidos processos de subalternização, marginalização e exclusão social, atenuados em tempos de ascensão de ideologias neofascistas em nosso país.

Os eventos de celebração e comemoração relacionados ao 20 de novembro – Dia Da Consciência Negra, foram instituídos e desenvolvidos através dos últimos anos pelos mais variados órgãos públicos brasileiros, em escala municipal, estadual e federal, a partir das demandas, reinvindicações, ativismos e militâncias étnico-raciais, que garantiram pela Lei Federal 12.288, de 20 de julho de 2010, inúmeros direitos das populações afro-brasileiras e deveres do Estado-Nação democrático brasileiro em promover políticas de promoção da igualdade. O reconhecimento do dia 20 de Novembro como Dia Da Consciência Negra é relacionado, como é ciente por muitas e muitos, como o dia da morte do mártir negro Zumbi Dos Palmares, grande ícone de resistência e luta das populações negras no Brasil, através da experiência e trajetória histórica do Quilombo Dos Palmares, aparelho ancestral de sobrevivência e resistência ao sistema escravocrata colonial.

O Estatuto da Igualdade Racial, além de legitimar o significado, simbologia e relevância do dia 20 de Novembro para as populações afro-brasileiras, institui por lei a valorização das inúmeras manifestações e tradições culturais negras no Brasil, como também a garantia do acesso e participação da população negra em atividades educacionais, culturais, esportivas e de lazer, adequadas a seus interesses e condições, de modo a contribuir para o patrimônio cultural de sua comunidade e da sociedade brasileira. A implementação do Estatuto da Igualdade Racial é uma necessidade de extrema urgência para o exercício árduo e cotidiano de combate ao preconceito e discriminação étnico-racial, no nosso caso, especificamente em nosso município.

“Esperamos com a realização da XX Semana de Consciência Negra do Campus V da UNEB/VII Santo Antônio Negro/II Colóquio do AfroUneb, darmos mais um largo passo em direção à emancipação das populações afro-baianas e brasileiras, promoção da igualdade e preservação da memória coletiva em nossa comunidade”.

 

PROGRAMAÇÃO

  

DIA 1 – 20/11

  • 12h: Ajeum AfroUneb

Feijoada

 

  • Caminhada da Consciência Negra

14h: Concentração – UNEB

Pocket Shows: Sinho Bernardo + Coletivo Zumbeat + Coletivo Quinta Esquina

16h: Saída

Banda Afroreggae Olorum

Trajeto: Loteamento Jardim Bahia/Avenida Luiz Viana/Praça Renato Machado/Rua 15 de Novembro/Rua Landulfo Alves/Rua Gorgônio José de Araújo/Praça Padre Matheus

18h: Chegada – Praça Padre Matheus

 

DIA 2 – 21/11

MANHÃ

  • Memorial Dona Telma e Grão-Mestre Roque dos Anjos

8h: Exibição do filme Mestre Roque dos Anjos, de Helder Giovanny

9h: Mesa Especial: Prof. Helder Giovanny + Profa. Mércia Menezes + Profa. Fabiana Nunes

11h: Homenagens das instituições, autoridades e convidadxs:

Associação de Capoeira Ogunjá + Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude – Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus + Vereador Uberdan Cardoso + Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Santo Antônio de Jesus + Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) + Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus V

Mediação: Prof. Me. Denílson Lessa (UNEB/AfroUneb Núcleo)

 

TARDE

  • Encontro de Escritoras Negras do Recôncavo Baiano

Mediação: Profa. Cristiana Reis (UNEB/AfroUneb Núcleo/Coletivo de Mulheres Negras Luiza Bairros)

14h: Exibição do filme Dessilência Maria: Escritoras Negras do Recôncavo Baiano, de Andrielle Antonia, Amanda Maria e Juliana Silva

15h: Escrevivências com autoras e pesquisadoras negras: Jovina Souza + Deise Oliveira + Jacquinha Nogueira + Isadora Silva + Andrielle Antonia + Daianna Quelle + Laiana Vieira + Juscineide Nascimento

17h: Lançamento de livros + Sarau Poético

NOITE

  • 19h: Intervenção Artística
  • 20h: Mesa Oficial de Abertura

Prof. Dr. Wilson Roberto de Mattos (Coordenação AfroUneb Núcleo) + Profa. Dra. Maria das Graças de Andrade Leal (Coordenação PPGHIS/UNEB) + Prof. Dr. João Evangelista do Nascimento Neto (Direção UNEB – Campus V) + Profa. Cristiana Reis (Comissão Organizadora – XX Semana de Consciência Negra da UNEB – Campus V/II Colóquio AfroUneb Núcleo)

 

  • 20h30: Conferência de Abertura

Convidada: Profa. Dra. Suely Santana (UNEB/AfroUneb Núcleo/Coletivo de Mulheres Negras Luiza Bairros)

 

DIA 3 – 22/11

MANHÃ

  • 8-10h: Diálogos Descoloniais
  1. Prof. Me. Paulo César de Brito (UNEB)
  2. Prof. Me. Sandro Correia (UNEB/AfroUneb Núcleo)
  3. Prof. Dr. Josivaldo Pires (PPGHIS/UNEB)
  4. Vanessa Barbosa (Coletivo de Mulheres Negras Luiza Bairros)
  5. Grupo de Estudos AfroUneb Núcleo
  6. Sinho Bernardo (PPGHIS/UNEB) + Coletivo Quinta Esquina + Coletivo Zumbeat

 

  • 10-12h: Mesa Nº 1 – Religiosidade e Poder das Matriarcas Negras

Convidadxs: Mãe Nilza D’Oxum (Ilê Axé Yepandá Odé) + Mãe Reizinha de Angorô (Inzó N’gunzo Zunquê Junssara/FENACAB) + Letícia Gambelegé Silva (Ilê Asè Ewe Ewe Lafé/ABAM)

Mediação: Profa. Ma. Karla Geyb

 

TARDE

  • 13-15h: Mesa Nº 2 – Intelectuais Negras: Poder e Desafios

Convidadxs: Profa. Ma. Ana Rita Araújo Machado (UNEB/AfroUneb Núcleo/Pós-Afro UFBA) + Profa. Dra. Marluce Macêdo (UNEB)

Mediação: Profa. Virgínia Gonçalves (AfroUneb Núcleo/Coletivo de Mulheres Negras Luiza Bairros)

 

  • 16-18h: Mesa Nº 3 – Mulheres Negras nas Tramas de Poder

Convidadxs: Profa. Ionara Peixoto (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) + Laina Crisóstomo (Coletivo TamoJuntas) + Capitã Isa Carla (14º Batalhão de Polícia Militar)

Mediação: Juliana Silva (UNEB/AfroUneb Núcleo/Coletivo de Mulheres Negras Luiza Bairros)

NOITE

  • 19h: Intervenção Artística
  • 20-22h: Mesa Nº 4 – Mulheres, Raça e Gênero em África

Convidadxs: Profa. Dra. Patrícia Godinho Gomes (Pós-Afro UFBA) + Profa. Ma. Alyxandra Gomes (UNEB/Pós-Afro UFBA) + Profa. Dra. Jacimara Souza Santana (PPGHIS/UNEB)

Mediação: Profa. Marilene Martins (PPGMPH UFRB/AfroUneb Núcleo/Coletivo de Mulheres Negras Luiza Bairros)

 

*Afrouneb Nucleo



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia