Palestra para setor de indústria de alimentos atrai empreendedores em Santo Antônio de Jesus

Bruno Pereira é empreendedor e há um ano resolveu dar início a seu próprio negócio, o Supermercado e Panificadora Bompreço, no bairro Cajueiro em Santo Antônio de Jesus. Ele e outros empresários da área lotaram o auditório do Antonius Imperial Hotel durante a palestra “Grandes tendências para a indústria de alimentos”, promovida pelo Sebrae na tarde desta quarta (20).

Ministrada pelo palestrante e consultor Marcelino Rodrigues, a capacitação faz parte de uma série de encontros com o especialista, que integram o ciclo Sebrae Conecta . Segundo o especialista, o acompanhamento do empreendedor nos processos da empresa ajuda no alcance de um melhor potencial competitivo, principal tendência apontada para o setor.

“Uma das tendências é aumentar a competitividade e os processos andarem de acordo com isso para também melhorarem. Nesse momento, mais do que nunca a inovação é essencial. O empreendedor precisa ficar antenado ao que está acontecendo para acompanhar a dinâmica de mercado”, afirma Rodrigues.

Aos que desejam empreender ou estão iniciando agora no ramo, o palestrante ainda deixa uma dica. “Procurar o Sebrae é um bom caminho, fazer um plano de negócios para obter uma noção mais clara dos investimentos e planejamento. Muito estudo e atenção no que se faz contribui significativamente para o futuro empreendedor”, completa.

Para o recém-empreendedor, Bruno Pereira, que também participou da consultoria Sebrae MEDE, em 2018, a palestra é uma oportunidade para a troca de experiências e ajuda a despertar falhas comuns em processos corriqueiros. “Às vezes, não percebemos, mas o produto acaba e o colaborador não passa para a produção e você deixa de fornecer o produto. Então, são aspectos importantes que aprendemos e vivenciamos, mas pelo fato de não ter um feedback com outro profissional experiente acabamos deixando passar despercebido”, revela.

De acordo com a analista no Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Karla Barros, o encontro com o especialista possui uma amplitude maior já que põe empreendedores em conexão uns com os outros. “O evento foi importante para a região, pois promove um relacionamento em rede, maior interação dos empresários do setor, troca de experiência e networking e, consequentemente, um dos maiores ganhos é o fortalecimento do setor e o aumento da competitividade da indústria de alimentos”, pontua.

O vice-presidente no Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado da Bahia (SIPACEB) e na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), João Baptista, destacou a importância do evento para a região e da atuação do Sebrae junto aos empreendedores de panificação e indústria de alimentos em geral.

“Tudo está mudando muito rapidamente todos os dias e uma região como a de Santo Antônio de Jesus, tão rica, precisa acompanhar as transformações tecnológicas e as tendências para o setor no Brasil e no mundo. Com o apoio do Sebrae, empreendedores do setor de panificação conseguem se atualizar sobre o que acontece no Brasil inteiro e esse chamado para a inovação é que faz com que estejamos sempre à frente de tudo”, ressalta.

Além de Santo Antônio de Jesus, estiveram presentes empreendedores outros municípios como Amargosa, Cachoeira, Cairu, Feira de Santana, Jiquiriçá, Nazaré, Sapeaçu e Valença. O evento teve o apoio ainda da Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus (Acesaj), Senac e Adinor
Sebrae Conecta

O programa Sebrae Conecta fornece uma trilha de aprendizagem com profissionais experientes, soluções customizadas e um atendimento continuado promovendo relacionamento em rede.

“A estratégia de oferecer um atendimento setorial especializado por segmento é muito assertiva pois trata as especificidades mapeadas de cada setor, oportunizando ofertar as soluções customizadas, como ações de mercado, workshop e consultorias que respondam aos desafios estratégicos, identificando soluções para os gargalos e que possam se apropriar das oportunidades alavancando a competitividade das indústrias de alimentos”, conclui Barros.

Rafael Lopes / Sebrae



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia