Trabalhar em rede é um caminho possível para a moda sustentável, avalia especialista

Durante a palestra “Moda sustentável – oportunidade para inovar no mundo fashion”, realizada na noite da última quinta-feira, 21 de fevereiro, em Santo Antônio de Jesus, a especialista Fernanda Simon apontou o trabalho em rede como uma direção para a sustentabilidade nos negócios de moda. O evento faz parte da programação do Conecta Sebrae.

Fernanda apresentou ainda cases de sucesso e destacou iniciativas sustentáveis de marcas na região Nordeste, apontando os caminhos que o setor deve tomar para inovar.

“O primeiro passo é falarmos sobre conscientização, saber que isso existe, que a sustentabilidade é o futuro, criar metas atingíveis, como a diminuição de recursos, de embalagens, se unir iniciando um trabalho em rede, que é muito importante, criar parcerias, entre outras soluções”, avalia Simon.

Na oportunidade, a palestrante mostrou que a sustentabilidade é uma tendência em diversas áreas e a moda não poderia ficar de fora.

“Percebemos que, cada vez mais, as marcas, as indústrias e os varejos estão falando em sustentabilidade. É importante o empreendedor se atentar, por exemplo, a quem está produzindo aquela roupa, qual a matéria-prima utilizada, na questão do descarte, do modelo de negócios, como ele está oferecendo esses produtos, o que ele comunica para esse consumidor e qual o impacto que ele está causando ao redor”, completa.

Alene Matos é consultora no projeto Empreender, da Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus (Acesaj) em parceria com o Sebrae. Ela participou da palestra e avalia o encontro de forma positiva.

“Quando se fala em sustentabilidade, as pessoas têm uma visão um tanto restrita, associando sempre a meio ambiente. Mas a sustentabilidade tem um viés estratégico para a empresa. Quando colocamos o assunto em voga, podemos visualizar, por exemplo, um trabalho com as embalagens ou o uso eficiente da energia nos negócios. Achei o conteúdo muito válido, porque você tem uma aplicabilidade muito grande”, destaca.

Para a consultora, a iniciativa do Sebrae em trabalhar esta pauta na moda tem muita relevância, sobretudo com o alcance dos pequenos empreendedores.

“A sacada do Sebrae foi muito boa porque, muitas vezes, o pequeno empresário não pensa nisso, porque ele está com a cabeça voltada para questões mais práticas e trazer essa reflexão já faz com que a pessoa comece a pensar sobre isso e é muito importante não só para a economia, mas para a sociedade como um todo”, acrescenta.

De acordo com o analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Iuri Clauton, a capacitação foi uma oportunidade ímpar para atualizar empreendedores locais sobre novidades e tendências para o segmento.

“O Sebrae Conecta visa trabalhar todos os aspectos da empresa e a sustentabilidade é um aspecto interessante para ser mostrado, ao pensar nas áreas social, econômica e também cultural. Os empreendedores precisam ter em mente que os consumidores mudaram e eles precisam acompanhar essas tendências para oferecer a seus clientes o melhor serviço e/ou produto possível”, conclui.

Rafael Lopes / Sebrae



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