Guia junino dá visibilidade a empreendimentos e reforça potencial turístico de SAJ

Com informações úteis aos consumidores, o Sebrae, por meio do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) e em parceria com o empreendimento local, Copy Design, criou o Guia Junino. O produto exibe curiosidades da chamada “capital do Recôncavo’, sobretudo para turistas que vão até Santo Antônio de Jesus e buscam opções para além da festa principal.

Segundo o agente do programa, Edvan Lessa, que idealizou e colocou em prática a ação, o guia emerge como uma ferramenta de impacto no marketing de empresas atendidas pelo ALI.

Para a analista no Sebrae, Jamile Andrade, a ação traz resultados importantes para os empreendimentos e beneficia também o folião junino.

“Com o guia, conseguimos promover as marcas das empresas atendidas no Programa ALI num período com resultados econômicos bastante positivos para as empreendimentos locais e, ao mesmo tempo, de forma relevante para os turistas. É um roteiro de serviços online com informações pertinentes sobre o que fazer em Santo Antônio de Jesus para além da programação oficial, mostrando o potencial turístico do município.”, explica.

A empreendedora no comércio de sucatas Santa Rita, Marize Malta, é uma que participou do guia e elogia a iniciativa. Seu empreendimento está no mercado há quase quatro décadas e atua com reciclagem de materiais.

“Compartilhei o guia com todos os meus contatos e tive uma avaliação muito positiva da plataforma. O retorno sempre existe e a ideia foi super válida. Certamente teremos um alcance ainda maior no próximo ano”, pontua.

Ações continuadas

Em síntese, o projeto visa promover a prática continuada de ações de inovação em cerca de 40 pequenos negócios do município, por meio de uma orientação proativa, gratuita e personalizada realizada pelo agente Edvan Lessa.

Nesta edição inicial, o guia foi voltado apenas às empresas participantes do programa, que tem previsão de encerramento para setembro.

Participante do ALI, a copiadora rápida Copy Design abraçou o projeto e disponibilizou um colaborador para desenvolver o layout e diagramar o guia, que pode ser acessado pelo site https://www.guiajunino.com. Os foliões do São João que tinham interesse no conteúdo podiam, durante os festejos, acessar a ferramenta por meio de um código QR que foi compartilhado em cartazes espalhados em pontos estratégicos da cidade.

O guia também foi compartilhado pela página da SAJ Eventos no Instagram, que tem um número expressivo de seguidores, e pelo Facebook da prefeitura. Também foi veiculado no portal Metro1, site do grupo Metrópole.
No guia, há um mapa com as empresas do ALI, seus respectivos logotipos e informações de contato de cada uma delas. O roteiro de serviços também sugere que os turistas aproveitem produtos feitos no município, entre eles os ofertados por empresas atendidas pelo programa.

Rafael Lopes / Agência Sebrae de Notícias Bahia