OUTUBRO ROSA: Prefeitura de SAJ realiza Mutirão de Saúde da Mulher

 

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (5) mais um Mutirão de Saúde da Mulher. A iniciativa acontece a partir das 8h na Unidade de Saúde da Família do Andaiá.

Serão oferecidos diversos serviços como: rastreamento do câncer de mama para pacientes entre 50 e 69 anos; identificação de mulheres com risco elevado para CA de mama a partir dos 35 anos; exame preventivo; testes rápidos; atualização do calendário vacinal e palestras.

O Mutirão é parte das ações da Campanha Outubro Rosa em Santo Antônio de Jesus. De acordo com o Secretário de Saúde, Leandro Lobo, somente esse ano a previsão é de realização de 1.000 mamografias, além da oferta de USG mamária, avaliações da mulher, entre outras ações descentralizadas nas unidades de Saúde.

O objetivo é rastrear de modo preventivo o maior número possível de mulheres com suspeita de diagnóstico, mantendo o mesmo fluxo dos anos anteriores. Em 2017, aproximadamente 2.000 mulheres realizaram o rastreamento do Câncer de Mama, através do Projeto Saúde Sem Fronteiras, e foram realizados exames complementares e assistência integral a todas as mulheres que apresentaram alterações nos exames, reduzindo a demanda reprimida.

Em 2018, com números e indicadores melhores, a Secretaria de Saúde deu  continuidade às ações com o rastreamento do Câncer de Mama em 960 mulheres, através do exame de mamografia e descentralização das ações e palestras educativas em todas as unidades de saúde, também com ofertas de usg mamária.

*Informações Prefeitura SAJ



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia