Por que minha estratégia de marketing não funciona? – por Fernando Almeida

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A maioria dos empresários que chega até mim buscando uma assessoria ou uma consultoria em marketing, sempre faz essa pergunta: Fernando, por que minha estratégia de marketing não funciona?

Considero 3 fatores fundamentais para o sucesso de uma estratégia de marketing e vou iniciar falando sobre o primeiro deles, o planejamento.

Um grande erro nas estratégias de marketing é buscar apenas “apagar o fogo”, ou seja, apenas solucionar o problema sem entender a causa dele. Por isso são adotadas medidas emergenciais que na maioria das vezes não funcionam. O empresário acaba investindo uma verba considerável, imaginando que vai obter o resultado (em sua maioria aumento em vendas), e acaba se frustrando.

É necessário planejar. Entender seu público-alvo, saber quais as melhores estratégias para alcançá-lo, saber quanto a empresa pode investir mês a mês, saber quais as melhores datas para divulgar a empresa, construir passo-a-passo um relacionamento com os clientes, saber quais os melhores canais de comunicação com eles (rádio, tv, internet, redes sociais, revistas, jornais, ações promocionais), buscando construir algo concreto, que dure.

Imagine só: você investe um valor em uma campanha publicitária bem elaborada, que acaba alcançando seu público, mas ele acaba não consumindo seu produto naquele momento que você fez sua divulgação e quando decide ir às compras, sua marca não está mais em evidência, o que ele faz? Acaba comprando no concorrente. Esse é mais um problema. Mas é assunto para nosso próximo artigo. Até lá.

Fernando Almeida

Especialista apaixonado por Marketing



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