No dia Internacional da Síndrome de Down, Programa do Valente aborda assunto com especialista; assista

No Dia Internacional da Síndrome de Down celebrado nesta quinta-feira, 21, o Programa do Valente promoveu um bate-papo dentro do quadro ‘Viver Melhor’  que conta com o apoio da Reconflex e trouxe como convidada a fonoaudióloga, Juliana Alves que falou a respeito da síndrome que é causada pela presença de três cromossomos no par de número 21 onde ocorre a mutação do material genético humano.

A fonoaudióloga explica que ela enquanto profissional se dedica também ao estudo das questões genéticas e explica de maneira resumida que a criança com síndrome possui essa alteração porque no lugar de dois cromossomos ela desenvolve três e nada comprova uma predisposição para esse fato. “Por isso é celebrado no dia 21 de março, pois 21 é o loco e a trissomia dos cromossomos. Sendo ao invés de 46, 47 no total”, explicou Juliana.

Na oportunidade, Juliana salientou que a síndrome se caracteriza pelos sinais de sintomas de um processo de desenvolvimento mais lento e na maioria das vezes, os pais encontram uma dificuldade para lhe dar com essa situação, pois as crianças possuem necessidades mais especiais. “A criança com síndrome de down vem com características, o olhinho mais diferente, a hipotonia que é uma fraqueza muscular, às vezes com a língua maior do que a cavidade oral, mais isso tudo tem como se reabilitar com estimulação e apoio de uma equipe multidisciplinar”, explicou.

Juliana lembra que a criança com alteração genética precisa ser amada como total e qualquer criança e com o acompanhamento correto ele consegue estudar, trabalhar, fazer faculdade e outras atividades comum a todos.

https://www.facebook.com/blogdovalente/videos/268397477410501/?__tn__=%2CdkC-R&eid=ARDJo5s_x_6lUBBQL9so9GNScWWbfgaqL6-9i8tHwZ9aGaVGRUv_BWI68BQCDe35AXvJH_B_EpPIksLz&hc_ref=ARSIsmcm1pKjc4hy1o6Won-zfbfCoVwiAWY91PIWGyMMWeW6i07RMhDUqtq0A-4gOgw



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia