Quadro ‘Viver Melhor’ fala sobre prevenção ao câncer de mama, caminhada e atividades do Outubro Rosa

O quadro – ‘Viver Melhor’ do Programa do Valente que visa à qualidade de vida e tem o apoio da Reconflex falou sobre a prevenção ao Câncer de Mama neste mês de outubro que busca pelo cuidado e diagnóstico precoce da doença.

A programação contou com a presença do mastologista, Dr. Luciano Ramos,  Sandra Ribeiro do Grupo Amigas do Peito, além da participação de Damiana e Bela que são exemplos de que há cura. O Outubro Rosa que perdura durante todo o mês é recheado de atividades como palestras, exames de mamografia, caminhada entre outros eventos.

Para o mastologista Dr. Luciano é uma felicidade participar de uma campanha que a cada ano alcança mais pessoas e para, além disso, levar a mensagem da prevenção. “Falar para as mulheres que essa doença tem cura, tem tratamento, tem como receber e procurar ajuda. Toda mulher tem que fazer o autoexame e realizar os exames de rotina principalmente a mamografia a partir dos 40 anos”, explicou. Na oportunidade o mastologista frisou que o exame de mamografia é crucial para o diagnóstico precoce.

A caminhada que é realizada todos os anos surge para reforçar a luta e estimular a prática de atividade física. Para as Amigas do Peito, grupo de mulheres de apoio a mulheres que tem e até mesmo as que já estão curadas, a exemplo de Damiana que venceu a luta após descobrir dores nas mamas no período menstrual e com o autoexame descobriu e buscou por ajuda. “Quando recebi a notícia do câncer de mama foi um baque, chorava todos os dias, tinha filho com 16 anos na época e perder ele era o meu maior medo. Em meados de 2017 comecei o tratamento em Salvador e hoje alerto todas as mulheres a se tocar porque a cura existe se for descoberto antes, o tratamento é difícil”, contou.

A caminhada será neste domingo, 06, com concentração no Monumento Madre Rosário, Vila Inglesa as 7h30 com participação de Otacílio, Josélia, Lorena e Lukas e Gustavo.

 

Assista programa completo:

https://www.facebook.com/blogdovalente/videos/1142798252577730/



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia