Partida Join trabalha inovação de forma lúdica no empreendedorismo em SAJ

Estimular a criatividade e o desenvolvimento de ideias inovadoras para soluções aos desafios reais do empreendedorismo. Esse foi o objetivo da “Partida Join: Oficina de Criatividade e Inovação”, realizada na tarde desta sexta-feira, 10, no auditório do Antonius Imperial Hotel, em Santo Antônio de Jesus, durante a Jornada Empreendedora, que segue com programação até o próximo dia 16.

Trata-se de uma atividade colaborativa em que os participantes pensam conjuntamente para encontrar soluções. “Na verdade, todas as empresas vivenciam desafios todos os dias e nada melhor do que a gente pensar em novas formas de encontrar essas soluções”, destacou a facilitadora da atividade, Fabiana Carvalho.

Ela explica que a Partida Join é inspirada no método do design thinking, onde os participantes passam pelas cinco fases do método. “Vamos desde a empatia, na qual vamos conhecendo um pouco sobre as necessidades do usuário, passando pela definição do problema, e depois, definido bem o que queremos resolver, entramos num processo de ideia ação e da prototipagem, que é encontrar a solução, identificando parceiros e valores”.

Segundo Carvalho, a iniciativa de levar a partida para empreendedores do comércio de Santo Antônio de Jesus é importante para atentá-los para a necessidade de investir em inovação e encontrar soluções assertivas para o negócio. “É uma forma de trazer esse método diferenciado para o interior do estado. Os desafios são para todos e, sempre que enxergarmos um desafio, pode ter certeza que existe a possibilidade de inovarmos e gerar coisas novas, encontrando soluções melhores e assertivas”, conclui.

Luciana Cardoso é contadora e empreendedora na Supera Ginástica para o Cérebro, empresa que será inaugurada em setembro em Santo Antônio de Jesus. Para ela, a inovação é crucial para enfrentar os desafios do mercado competitivo. “O tema da inovação é o que precisamos hoje. Temos que mudar nossa forma de pensar e de agir, nossa visão, criando estratégia e inovando com novas estratégias para driblar os desafios do mercado competitivo. É preciso pensar fora da caixa para que as coisas aconteçam de forma diferente”, afirma.

A analista do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, Jamile Andrade, vê na iniciativa a oportunidade de aprender sobre inovação de forma descontraída e diferente das capacitações habituais. “A inovação traz diferenciação e isso faz com que a empresa se torne mais competitiva para sobreviver no mercado, fazendo com que se renove a todo o momento e agregue mais resultado”. Para ela, a Partida Join é uma forma de tirar os empreendedores de sua rotina diária e encarar, de forma lúdica, a rotina de ser empreendedor. “A forma como a partida acontece é bastante interessante, justamente por deixar mais leve esse aprendizado e numa perspectiva diferente da que todos os empreendedores estão acostumados”, finaliza.

A Jornada Empreendedora segue com atividades até o dia 16 de agosto nas cidades de Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas e Valença. Outras informações e inscrições podem ser realizadas aqui.

 

*Agência Sebrae