Saj: Gerente executivo do INSS recomenda cautela para quem quer antecipar aposentadoria por conta da proposta de Reforma da Previdência

 

 

O programa do Valente dessa segunda-feira (18) recebeu o gerente executivo do INSS, Gabriel Queiroz, que esclareceu dúvidas sobre as regras vigentes para a aposentadoria e falou sobre o aumento das solicitações de aposentadoria por conta da proposta de reforma previdenciária.

De acordo com o gerente executivo do INSS, “toda vez que se fala em reforma, há um aumento no número de solicitação de aposentadoria. Orientamos essas pessoas aguardem um pouco mais porque, possivelmente, haverá um período de transição, então as pessoas que estão aguardando melhorar o cálculo não serão prejudicas. ”

Ele salienta que a proposta ainda tramitará no Câmara e no Senado, portanto, recomenda-se que as pessoas aguardem os resultados para solicitar as aposentadorias. Dessa maneira, é possível evitar prejuízos, pois, segundo ele, “em 1998, as pessoas se adiantaram e hoje estão recebendo um valor aquém do que poderia ter recebido.”

A respeito das regras vigentes para a aposentadoria, o gerente executivo do INSS informou que a aposentadoria urbana pode ser por tempo de contribuição. “Homem com 35 anos e mulher 30 anos de contribuição podem se aposentar sem idade mínima. Mas para que não tenha incidência do fator previdenciário, soma-se o tempo de contribuição à idade e se a soma der 86 pontos para as mulheres e 96 pontos para os homens, não há incidência do fator previdenciário.” Para a aposentadoria por idade urbana, ele esclareceu que “a idade devida para homem é 65 anos e para mulher 60 anos de idade; com um tempo mínimo de carência de 15 anos.

Quanto à aposentadoria rural, Gabriel Queiroz, elucidou que “a idade do homem é 60 anos e da mulher 55” e que “eles precisam apenas comprovar o exercício da atividade rural.”  Nesse sentido, segundo ele, “a NP nova trouxe uma novidade em relação a essa comprovação da atividade rural. Essa comprovação vai ser uma autodeclaração ratificada pelos órgãos do PRONATEC, isso, em 60 dias.”

Sobre as regras para a aposentadoria de acordo com a proposta de reforma da Previdência, o gerente executivo do INSS, disse que “em relação a essa proposta de reforma a gente não faz comentário porque ainda não está na Câmara. Essa proposta vai sofrer vários pedidos de alteração e não cabe ao agente do INSS fazer algum tipo de comentário sobre algo que nem existe ainda.”

*Blog do Valente



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia