Primeiro transplante de útero na America Latina é realizado com sucesso

Uma mulher de 28 anos teve a oportunidade de gerar uma criança graças a um transplante de útero que aconteceu no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Esse foi o primeiro transplante de útero onde a doadora já havia morrido realizado na America Latina. A paciente que teve a cirurgia realizada no mês passado, setembro, se recupera sem indícios de rejeição do órgão.

surgeons-in-operating-theatre-1

O objetivo desse transplante é para que mulheres sem útero que tenham interesse em engravidar possam ter essa chance. Há cerca de três anos ele foi iniciado e é dado como projeto experimental de pesquisa da Divisão Clínica de Ginecologia e do grupo de transplante hepático do hospital.

“O projeto foi aprovado na comissão de ética do hospital e no Conep (Conselho Nacional de Ética e Pesquisa). As equipes começaram a fazer estudos em cadáveres e, depois, em ovelhas. Nossa equipe foi para a Suécia, onde existe um centro que faz transplantes de doadoras não falecidas e têm resultados positivos de gravidez nas receptoras. Então, apareceu a oportunidade de fazer aqui. O nosso caso é o terceiro no mundo”, explica Edmund Chada Baracat, professor da disciplina ginecologia e diretor Divisão de Ginecologia do Hospital das Clínicas.

Em dois outros momentos, pacientes que se submeteram a um procedimento como esse, não tiveram o resultado positivo. Na turquia, o útero precisou ser removido e nos Estados Unidos a paciente sofreu um aborto espontâneo. “A nossa paciente está muito bem, fazendo todos os acompanhamentos e tomando uma medicação específica para evitar rejeição. Também vamos acompanhar a situação reprodutiva dela.”

A paciente que foi submetida ao transplante é portadora da Síndrome de Rokitansky, uma condição rara que faz com que o útero não seja formado. Também pode causar alterações na vagina, mas não afeta os ovários. A síndrome costuma ser notada na adolescência, quando a jovem não menstrua, embora tenha um desenvolvimento normal.

 

*VN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia