Juíza declara falência do Hospital Espanhol; bens serão leiloados

O Hospital Espanhol, localizado na Barra, e fechado desde o mês de setembro de 2014, teve reconhecido o estado de insolvência civil, nesta terça-feira (26). De acordo com o jornal A Tarde, o status equivale a uma declaração de falência. A falência foi reconhecida pela juíza Lizianni de Cerqueira Monteiro, da 8ª Vara Cível e Comercial.

Ainda de acordo com a publicação, já que a Sociedade Espanhola de Beneficência, responsável pelo hospital, é uma associação sem fins lucrativos, a insolvência teve que ser requerida à Justiça. O pedido foi feito há um mês pela defesa da entidade por causa da atual situação da unidade. A partir de agora, com o estado de falência, o vencimento das dívidas será antecipado. A penhora de todos os bens da Real Sociedade Espanhola também está prevista. O jornal diz ainda que uma lista de prioridades será elaborada entre credores para que a arrecadação do leilão seja feita e paga por ordem de prioridade a ser definida.

Já o leilão dos bens e do hospital será feito pelo administrador judicial Paulo Neves, que foi nomeado pela juíza. Ele será responsável por reunir e organizar em ordem de prioridade todos os credores do hospital – que deverão se apresentar em 20 dias ao edital publicado. Neves também deverá promover o leilão, com a publicação de licitação, dentre outras atribuições.

A publicação destaca que na ação, a juíza proíbe que onerações de bens possam ser realizadas contra a Real Sociedade Espanhola sem autorização judicial, além de ter bloqueado as contas e aplicações financeiras.

*M1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia