Banheiros químicos ou públicos podem transmitir HPV, alerta especialista

Um dos receios dos foliões quando estão nas ruas da cidade curtindo o Carnaval é ter que usar o banheiro químico. Muitas vezes, os foliões preferem investir na busca de um banheiro público. Segundo a médica Carmem Manzione Nadal, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, as duas opções de banheiro são ruins, por não receber uma higienização adequada, principalmente durante as festas, e que podem ser fonte de doenças de contato ou até mesmo algumas DST. “Mulheres e crianças em especial não devem sentar no vaso sanitário sem utilizar um protetor. Caso a pessoa não tenha o protetor, pode forrar a tábua do vaso com papel higiênico ou papel toalha, desde que o assento não esteja molhado. É preciso tomar cuidado porque ainda não sabemos quanto tempo vírus como o HPV vivem fora do organismo”, afirma Carmen Manzione Nadal.

A médica afirma que o cuidado com os banheiros químicos precisam ser redobrados, pois podem passar o dia inteiro sem a higienização devida. A engenheira química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Angeles Perez Palha, explica que banheiros mal cuidados são fontes de  inúmeras doenças que são causadas pelos micro-organismos presentes nas fezes. “Daí a necessidade insistente em lavar as mãos com água e sabão ou sabonete, preferencialmente, evitando-se desta forma contaminações de olhos, boca ou alimentos”, explica Palha.

Os cuidados também precisam ser observados em banheiros de ônibus e avião. “No caso de banheiros de ônibus e avião, os problemas são os mesmos, mas decorrem do mau uso do banheiro, nem sempre da falta de limpeza do mesmo”, explica a engenheira química. Angeles Palha ainda orienta as pessoas a pegar em maçanetas de portas e pontos de descarga com papel.  “De preferência leve em sua bolsa pacotinho com papel próprio para cobrir o aparelho sanitário. Evite contato entre sua pele e a louça de banheiros desconhecidos. Caso você esteja muito apertado e não tenha água para a higiene de suas mãos, leve sempre álcool gel”, indica.

 

*Bahia Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia