HRSAJ promove II Simpósio Regional para Prevenção e Tratamento de Queimaduras

DCIM/100MEDIA/DJI_0068.JPG
Simpósio Queimaduras_HRSAJ

Com a proximidade das festas juninas e o objetivo de prestar assistência aos pacientes vítimas de queimaduras, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) promoveu, na manhã desta terça-feira (12), no auditório da unidade, mais uma edição do Simpósio Regional para Prevenção e Tratamento de Queimaduras.

Na ocasião, foram debatidos temas como o tratamento adequado das queimaduras de menor gravidade e a utilização de filmes transparentes nos curativos e na prevenção de escaras, com o médico coordenador da Unidade de Terapia de Queimados (UTQ) do HRSAJ, Carlos Briglia, e a enfermeira Lorena Libório.

O evento, que está em sua segunda edição, contou com a presença de enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos. Para a enfermeira Gabriela Pessoa, o simpósio é importante para manter o profissional atualizado, além de agregar novos conhecimentos. “Saliento também a importância do procedimento com filmes para os nossos pacientes acamados e a mensagem de que precisamos prevenir, além de tratar doenças. Foi gratificante este momento de aprendizado!”, garantiu.

“Achei o simpósio superinteressante e necessário, principalmente nesta época de São João, porque a gente percebe que as queimaduras são lesões com maior incidência e que se a gente não tiver cuidado, elas podem piorar e até mesmo causar complicações para o resto da vida”, afirmou a enfermeira Lorena Libório.

Queimaduras e cuidados

No período junino do ano passado, 16 pessoas deram entrada na unidade devido a explosões de bombas e apenas um caso de vítima de queimadura por fogos de artifício foi notificado. O número representa uma redução de 86% em relação ao ano anterior.

O médico Carlos Briglia recomenda cautela durante o período. Não deixar crianças sozinhas, principalmente as que têm asma e conjuntivite e, no caso de adultos, ter cuidado com a interação entre o álcool, bombas e fogos. “Em casos de queimaduras, o indicado é lavar com água corrente, não utilizar nada que não seja medicamento, como manteiga, creme dental ou clara de ovo e procurar atendimento médico o quanto antes”, orienta.

Além do tratamento adequado para queimaduras, o HRSAJ dispõe de alta tecnologia como curativos de ponta e alta precisão, material para enxerto de pele, equipamento dermato elétrico e expansor de tecidos.

*ASCOM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia