Equipe da Secretaria de Saúde realiza ação sobre combate as Hepatites Virais

42731447224_ba4ce4bb84_k
42731447444_e22ada2c89_k
42731447514_390ea73d6e_k

 

A Secretaria de Saúde realizou nesta semana uma ação em alusão ao Dia Nacional de Combate as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. As atividades foram desenvolvidas na Rodoviária de Campo Formoso com a realização de 284 testes rápidos para Hepatites B e C, HIV e sífilis, além de orientações sobre a doença com profissionais do NASF (nutricionista e assistente social).

As hepatites virais são infecções sistêmicas causadas por vírus hepatotrópicos, sendo conhecidos como vírus A (HAV), B (HBV), C (HCV), D (HDV) e E (HEV). As hepatites virais A e E são de transmissão fecal-oral, enquanto as hepatites B, C e D são transmitidas pelo sangue (via parenteral, percutânea, vertical), esperma e secreção vaginal (via sexual). Os vírus B, C e D podem evoluir para doença crônica, que pode apresentar como desfecho a fibrose hepática, cirrose, além de carcinoma hepatocelular. O vírus é considerado um grave problema de saúde pública, sendo a primeira causa de transplantes de fígado no Brasil e, nas fases avançadas, podem levar à morte.

Prevenção

Para prevenção, é recomendado uso regular de preservativos, além de evitar o compartilhamento de agulhas, seringas, material de manicure e pedicure, laminas de barbear e depilar e procedimentos cirúrgicos, tatuagens, piercings que não atendam as normas de biossegurança.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado por meio de teste rápido e outros exames específicos de laboratório, testes sorológicos e/ou de biologia molecular. Os quadros clínicos das hepatites virais são muitos diversificados e, de modo geral, as manifestações clínicas aparecem em fases avançadas de acometimento hepático. O teste rápido é gratuito e está disponível nas unidades da rede básica de saúde.

Tratamento

O tratamento para as hepatites difere frente à forma clínica apresentada, aguda ou crônica. O tratamento para as formas crônicas da hepatite B e C são específicos e requer pré-requisitos que precisam ser considerados.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia