Sobreviventes do ebola criam anticorpos especiais contra o vírus

Foto : Divulgação

Pesquisa feita por cientistas da Espanha constatou que os sobreviventes do ebola geram anticorpos “em pequena quantidade”, denominados “unicórnios”, que são capazes de identificar as partes vulneráveis do vírus e neutralizá-lo, um primeiro passo para a obtenção de uma vacina eficaz para todas as variantes.

Os pesquisadores do Serviço de Microbiologia e do Instituto de Pesquisa do Hospital Universitário 12 de Outubro em Madri são os responsáveis pela descoberta depois que investigaram amostras de três pacientes infectados pelo vírus que foram tratados na Espanha.

O pesquisador Rafael Delgado explicou, em entrevista à imprensa, que o estudo faz parte de uma nova estratégia chamada “vacinologia reversa” para identificar antígenos vacinais contra alguns agentes, porque estes não existem, como no caso do HIV, ou porque não são 100% eficientes, como na gripe.

A estratégia consiste em descobrir quais são as áreas mais vulneráveis dos vírus, que geralmente estão na superfície, nas proteínas que o envolvem e, a partir daí, conseguir drogas que sejam capazes de induzir os anticorpos a identificar tais áreas.

Trata-se da primeira vez em que os anticorpos do tipo “unicórnio” são detectados em amostras reais de pacientes que foram curados da infecção, já que foram identificados anteriormente em clones criados em laboratório.

*M1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia