ABRAz Bahia promove a “Caminhada da Memória” no mês de Setembro o qual alerta para o Alzheimer

 

A Associação Brasileira de Alzheimer – regional Bahia (ABRAz-BA) promoverá no dia 23 de setembro uma caminhada, intitulada: “Caminhada da Memória”, que trata-se de uma das ações do Mês Mundial da Doença de Alzheimer (MMDA). Setembro é considerado o mês de conscientização, prevenção, diagnóstico precoce, melhor cuidado dos indivíduos com doença de Alzheimer, e enfrentamento do estigma ainda associado a essa doença, que irá afetar mais e mais pessoas à medida que os anos passam.

O evento, “Caminhada da Memória”, ocorrerá em todo o Brasil, no qual serão inseridos também profissionais voluntários de diversas áreas da saúde (Médico Geriatra, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Musicoterapeutas, dentre outros) realizando atividades como aferição de Pressão Arterial, atividades de alongamento, memória, dança e informações nutricionais. O objetivo é promover saúde, disponibilizar informações e orientações sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce, foco na saúde, conscientização e os direitos na doença de Alzheimer, cuidador e cuidados.

O público –alvo serão familiares, cuidadores e idosos. Campanha – O tema desse ano da campanha é Alzheimer: Eu não esqueço! O objetivo é destacar a detecção e o diagnóstico precoce da demência, encorajar a todos a reconhecerem os sinais e sintomas iniciais para procurar os suportes disponíveis e aumentar a conscientização da necessidade de cuidado adicional para aqueles afetados pela doença e seus familiares.

A doença de Alzheimer e a demência vascular são os tipos mais comuns de demência. Os sintomas podem incluir: perda de memória, dificuldade em encontrar palavras ou compreender o que as pessoas dizem, dificuldade em desempenhar tarefas rotineiras prévias e mudanças na personalidade e humor. A demência desconhece limites sociais, econômicos e geográficos. Embora cada pessoa tenha uma experiência única, todos aqueles afetados estarão impossibilitados de cuidar de si e precisarão de ajuda em todos os aspectos da vida diária. No momento, não há cura para muitos dos seus tipos, mas é importante saber que tratamentos, orientações e suporte estão disponíveis.

Serviço:
MMDA – Mês Mundial da Doença de Alzheimer – Caminhada da Memória
Salvador – 23 de setembro | 8:00h às 12:00h
Local: Praça Peterson, nº 08, Parque Júlio Cezar – Pituba. Salvador – BA
Mais informações:
e-mail: [email protected]
Telefone de contato: (71) 3016-0238



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia