Estudo aponta que idade paterna avançada afeta saúde da mãe e do bebê

Foto: Getty Images

Diversos estudos já mostraram que uma gravidez tardia traz riscos tanto para a mãe quanto para o bebê. O que poucos sabem é que a idade paterna avançada também representa riscos para bebês, como baixo peso, convulsões e maiores chances de nascimento prematuro.

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, considerou todos os registros de bebês nascidos vivos no país entre 2007 e 2016: 40.529.905. No período, a idade paterna cresceu de 30 para 31,2 anos.

Do total analisado, segundo o G1, 1,2 milhão de crianças tinham pais acima dos 45 anos. Os bebês deste universo, em comparação aos filhos de pais com idade entre 25 e 34 anos, apresentaram chances 14% maiores de irem para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 18% a mais de terem convulsões.

“Nós tendemos a olhar para fatores maternos quando avaliamos riscos relacionados ao parto, mas esse estudo mostra que ter um bebê saudável é uma tarefa de equipe, e a idade do pai também contribui para a saúde do bebê”, explicou o urologista Michael Eisenberg, professor de Stanford.

A idade paterna influenciou também as mães dos bebês. As mulheres com parceiros com idade acima de 55 anos tiveram chance 34% maior de apresentar diabetes gestacional, em comparação às que tinham parceiros entre 25 e 34 anos.

*BN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia