Santo Antônio de Jesus e cidades da região vão perder médicos cubanos

Santo Antônio de Jesus deve perder dois médicos cubanos. Muniz Ferreira vai perder um. Cidades como Sapeaçu, Conceição do Almeida e São Felipe também serão prejudicadas pelo fim acordo entre o Brasil e Cuba. A Bahia e São Paulo têm o maior número de médicos cubanos atuando pelo programa Mais Médicos e, por isso, são os estados que mais perderão profissionais. O governo cubano anunciou, na última quarta-feira (14), a retirada do programa nesta, citando “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos cubanos no Brasil.

Em agosto, ainda em campanha, o capitão reformado declarou que “expulsaria” os médicos cubanos do Brasil com base no exame de revalidação de diploma, o Revalida. A promessa também estava em seu plano de governo Enquanto São Paulo apresenta 1394 cubanos atuando na saúde do estado, a Bahia conta com 822 profissionais.

De acordo com o G1, não necessariamente os paulistas e os baianos deverão sofrer mais com o fim do programa: estados do Norte e Nordeste já apresentam uma menor quantidade de médicos pelo Sistema Único de Saúde, um dos motivos da criação do programa em 2013.

Com informações do Bahia Notícia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia