Dormir emagrece? Entenda como o sono interfere na perda de peso

A qualidade do sono é fundamental para o emagrecimento e também para o crescimento muscular (hipertrofia).

É mais fácil entender como dormir ajuda a emagrecer tendo em conta os efeitos negativos que o organismo sofre quando não descansamos o suficiente.

Dormir pouco pode afetar o apetite, o humor, a disposição para praticar exercício, desencadeando muitos outros problemas para a saúde, que vão além do peso, como, por exemplo, a obesidade, diabetes e hipertensão.

Além disso, quando estamos cansados, o cérebro tem tendência a tomar decisões erradas. O lobo frontal desse órgão, fundamental para que algo seja decidido e para o controle de impulsos, fica prejudicado.

Com o centro de recompensa cerebral exausto, o organismo sente necessidade de consumir e absorver açúcar em excesso, de modo a obter energia.

Segundo um estudo publicado pelo periódico científico American Journal of Clinical Nutrition, quando o organismo está esgotado devido à falta de sono, estamos mais vulneráveis e exercemos pouco controle no que diz respeito à nossa alimentação.

Ou seja, podemos acabar por adquirir hábitos nocivos como petiscar durante a noite.

No caso de um estudo realizado pela Universidade de Chicago, os participantes que apresentavam privação de sono optaram por aperitivos com duas vezes mais gordura do que aqueles que mantinham uma rotina de dormir pelo menos oito horas diariamente.

Também há estudos que mostram uma relação muito direta entre pessoas que dormem menos e a maior probabilidade de se tornarem obesos, já que esse é um fator que interfere na produção de hormônios responsáveis pelo aumento da fome e do apetite, assim como interfere na escolha dos alimentos.

Por isso, como forma de prevenção e tratamento, os profissionais de saúde incentivam ativamente os pacientes a buscar uma melhor qualidade de sono – entre sete a nove horas por noite.

*NM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia