Alan Sanches cobra ao MP apuração de supostas irregularidades em redução da fila de regulação

O deputado estadual Alan Sanches (DEM), apresentou nesta quarta-feira (14), requerimento ao Ministério Público Estadual (MPE) cobrando apuração de supostas irregularidades em redução da fila da Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a publicação da própria Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a central de regulação havia atingindo um patamar abaixo de mil pacientes na “fila” para procedimentos, o que representa redução de mais de 50%, se comparado ao mês de outubro de 2018.
“Seria motivos de muita comemoração, afinal é de conhecimento de todos que essa fila é um dos problemas que mais atormentam a população baiana que depende do SUS, da qual muitos dos pacientes não resistem à espera  e vêm a óbito antes mesmo da prestação adequada de atendimento pelo Estado.Porém, informações chegadas ao nosso gabinete dão conta de que a propagada redução pode ser resultado de uma alteração duvidosa no procedimento interno do órgão”, lamentou o deputado.
Conforme o democrata explica, a denúncia é de que a Sesab estaria retirando da referida fila pacientes que não apresentem requisitos, como, por exemplo, exame específico ou qualquer outra falha no relatório, até mesmo na documentação.
“Ou seja, a Central de Regulação do Estado da Bahia não teria aumentado o número de atendimentos regulados, mas sim retirado diversos pacientes da fila, com base em critérios questionáveis”, reforçou.
“ Ocorre que, o fato que mais alardeia é que isso tudo estaria acontecendo sem que a Central de Regulação informasse a unidade médica que solicitou a regulação do paciente que  estaria retirando os pacientes inadvertidamente, com base em novos critérios, o que, sem dúvida, merece atenção do órgão fiscalizador. Afinal, estamos falando de vidas, que podem ser ceifadas, se comprovadas as supostas irregularidades”, bradou o parlamentar, conclamando o apoio do MPE na devida apuração.
*Ascom Deputado Alan Sanches


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia