Projeto dos alunos de Fisioterapia é tema de bate-papo do Programa do Valente e do quadro Facemp em Ação; assista

O quadro ‘Facemp em Ação’ que faz parte do Programa do Valente falou sobre o projeto ‘Viver Mais e Melhor’ desenvolvido por estudantes de Fisioterapia da instituição que visa os cuidados com a saúde do idoso, valorizando e preservando a qualidade de vida na chamada melhor idade.

Para dar detalhes sobre o projeto de extensão,  professores, estudantes de Fisioterapia e a coordenadora do curso fizeram parte do bate-papo nesta quarta-feira(17). A iniciativa de inserir idosos no projeto surgiu em 2018 onde foi iniciado no mesmo ano e em 2019 se repete em locais diferentes. Além da orientação da docente Candice Seixas da disciplina Saúde do Idoso, o projeto contou também com a cooperação de Laudicéia Soares docente da disciplina Politicas Públicas que também abraçou a extensão e inseriu conhecimentos da área para que a prática pudesse contemplar a comunidade.

Em entrevista, Laudicéia destaca que as Políticas Públicas estão inseridas em diversas áreas e ela sentia a necessidade que os seus alunos pudessem vivenciar esse contexto na sociedade em que vivem. “Queria que meus alunos tirassem o olhar do Estado como o único capaz de criar políticas públicas”, disse.

Já a professora da disciplina de Saúde do Idoso, Candice Seixas, ressalta a alegria em contribuir para o desenvolvimento desses discentes e lembrar a eles que momentos como esse serão comuns  e necessários na profissão. “Nós trouxemos para comunidade esse atendimento e momento lúdico. A fisioterapia é para os idosos e casa bem com os alunos do projeto que tem a oportunidade de novas vivências”, frisou.

O aprendizado para os alunos de Fisioterapia tem sido essencial. Apesar dos desafios da profissão, eles podem através de momentos e projetos como esse mudar a vida de idosos que lutam todos os dias por uma vida melhor. Sensação de uma escolha certa, esse foi o sentimento que a aluna do 7º semestre de Fisioterapia, Priscila Valente transmitiu ao visitar o Centro de Convivência de Santo Antônio de Jesus. “Fomos ao Centro de Convivência e lá também foi muito gratificante. Fizemos palestras falando da importância da qualidade de vida na terceira idade, dicas de prevenção, atendimento gratuito, técnicas de fisioterapia, alongamento, e saímos de lá com gostinho de quero mais e pensando em outros projetos”, pontuou Priscila.

Para a aluna Islene, a experiência foi extraordinária, “É uma troca de saber quando a gente vai a comunidade. a satisfação dos alunos foi imensa em participar desse projeto”, disse. O aluno Geraldo comentou a importância da fisioterapia na vida dos idosos, “O fisioterapeuta entra de forma muito subjetiva, a troca de saber e a gente ver a melhora imediata nos idosos com o apoio da fisioterapia”, concluiu.

 

Assista entrevista completa abaixo:



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia