Sarampo pode cegar o bebê durante a gravidez, alerta oftalmologista

Os alertas de surto de sarampo emitidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) atingem diretamente as mulheres grávidas, que devem redobrar a atenção.

Isso por, segundo o médico oftalmologista Bruno Meireles, a infecção viral pode passar da placenta para o bebê e causar graves consequências para a visão, podendo levar à cegueira.

“Em casos de transmissão fetal do vírus, principalmente no primeiro trimestre da gestação, em que a formação dos tecidos do corpo, órgãos e sistema neurológico estão em um momento crucial do desenvolvimento, podem haver doenças oftalmológicas graves, como catarata congênita, que é uma importante causa de cegueira infantil”, disse.

Segundo o especialista, atualmente, a única forma de prevenção do sarampo é a vacina e as mulheres em idade fértil devem se imunizar. “Assim, é possível evitar consequências graves para os bebês, caso ocorra a gravidez”, afirmou.

Dados da OMS mostram que o número de infecções pelo vírus do sarampo quase triplicou em 2019 em todo o mundo. No Brasil, já são mais de 1.300 casos até agora. A Bahia configura entre os estados com surto ativo da doença, ou seja, com crescimento do número de casos confirmados. Foram mais de 190 casos notificados neste ano, no estado.

*Bahia.Ba



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia