Recém-nascida com problema no coração espera por transferência para unidade especializada

Uma bebê com problema no coração espera por uma transferência para uma unidade especializada há mais de 15 dias, na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia.

Samila Andrade foi diagnosticada no segundo dia de vida com cardiopatia congênita, uma alteração na estrutura do coração.

O quadro de saúde da recém-nascida é considerado grave, porém estável. No início, ela chegou a precisar da ajuda de aparelhos para respirar.

A pequena nasceu há 20 dias e segue internada na Maternidade Santa Helena. Ela precisa de uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.

No relatório médico endereçado à Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e à Central de Regulação do Estado, foi recomendada uma transferência aérea ou terrestre avançada com urgência.

Na espera, a família fica angustiada. A mãe da bebê, Adriele Andrade, conta que procurou o Ministério Público (MP-BA) e que uma juíza concedeu liminar determinando a transferência imediata, sob pena de multa diária.

“Até então ela está estável, mas pode ser um quadro que se agrave. E eles vão esperar o que? Acontecer o pior para tomar uma providência?”.

“O que eu pude fazer eu já fiz. Já procurei os órgãos responsáveis. Só que a resposta deles é só isso, que é uma vaga que é meio difícil. Que eu acho que quem deveria estar correndo atrás são eles, que são os órgãos responsáveis. Eu já fiz minha parte. Já fui no Ministério Público, já fui no Fórum. Vou fazer mais o que? Só esperar”, completou Adriele Andrade dos Santos.

A direção da maternidade não quis gravar entrevista, mas informou à reportagem da TV Santa Cruz que todos os exames e procedimentos necessários para a transferência foram realizados.

A maternidade disse ainda que está em contato com a Central de Regulação do Estado para tentar uma vaga em Vitória da Conquista, cidade no sudoeste do estado.

Em nota, a Central de Regulação informou que continua em busca de um leito especializado para fazer a transferência da bebê.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia