Pesquisadores descobrem molécula que pode tratar câncer de ovário

Foto : Pixabay

Pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos apontam, em estudo publicado na revista Cancer Research, que uma molécula de RNA (ácido ribonucleico) é capaz de bloquear o processo de metástase e reduzir o tumor quase completamente. A molécula, conhecida como miR-450a, silencia a expressão dos genes envolvidos na migração celular e no metabolismo energético do tumor.

Geralmente, o miR-450a tem baixa expressão em tumores, mas testes in vitro e em camundongos mostram que, quando aumentada na célula, pode ter efeitos positivos no tratamento de câncer de ovário. A pesquisa foi feita no Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (FAPESP) na Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, tendo como colaborador o professor do Laboratory of Muscle Stem Cells and Gene Regulation, do National Institute of Health (NIH), nos Estados Unidos, Markus Hafner.

“A principal arma no tratamento hoje é a cirurgia. A miR-450a pode ser um bom alvo terapêutico, que associado ou não a quimioterapia, pode ter o potencial de contribuir como terapia neoadjuvante (tratamento pré-cirúrgico), aumentando taxas de resposta pré-operatórias, bem como, em casos de estadiamento avançado, diminuir o risco de progressão ou morte pela doença, com possíveis efeitos colaterais menores que o da quimioterapia. Outro ponto interessante da molécula é o bloqueio da metástase”, disse o coordenador do estudo, o geneticista Wilson Araújo da Silva Junior.

*M1