Vera Cruz decreta estado de emergência devido às chuvas

A prefeitura de Vera Cruz (a 289 km de Salvador), na Ilha de Itaparica, decretou situa??o de emerg?ncia neste domingo (11) por conta das chuvas que atingiram a regi?o h? cinco dias. Segundo a prefeitura, as ?reas atingidas aumentaram, al?m dos estragos em 21 das 27 localidades do munic?pio. A intensidade da chuva provocou pontos de alagamento nas ruas de v?rias comunidades e um pequeno deslizamento de terra na localidade de Porto Sobrado, povoado onde vivem mais de cem fam?lias, localizado pr?ximo a Gameleira, onde tr?s casas est?o em situa??o de risco. Mesmo com os danos, n?o h? v?timas ou desabrigados.
De acordo com o prefeito Ant?nio Magno de Souza Filho (PT) a quantidade de ruas danificadas ? grande e o munic?pio n?o tem condi??es de recuper?-las. ?Est? chovendo direto e a cada dia surgem novos preju?zos e problemas para as comunidades. Nesta segunda (12) vamos baixar o decreto e aguardar uma visita da Defesa Civil do Estado para avaliar os danos. Nosso relat?rio sobre os preju?zos ser? encaminhado ao Estado. A situa??o ? preocupante?, salientou.
Al?m das fortes chuva e ventanias, que ocasionaram alagamentos e transbordamento de rios em v?rias comunidades, a mar? alta danificou as estradas de acesso para Gamboa, Taipoca e Jiribatuba. Em Jaburu, a for?a do mar derrubou a rampa do cais. Na sede, Mar Grande, a mar? subiu e invadiu a orla. Em algumas localidades, a mar? alta provoca eros?es por falta de conten??es na base das encostas. An?lises preliminares n?o apontam valores dos preju?zos. ?N?o temos como calcular, mas a prefeitura deve enviar relat?rio da situa??o do munic?pio aos governos estadual e federal nesta segunda?, ressaltou o prefeito Magno Souza. Ele garantiu que, apesar dos preju?zos materiais, n?o h? feridos ou desabrigados.
Em Itaparica, alguns bairros ficaram com ruas alagadas por falta de esgotamento de ?guas fluviais e cal?amento, como o Jardim Nova Itaparica e Brasileirinho. Em Barro Branco, sem pavimenta??o, distrito do munic?pio, localizado entre o centro e o entroncamento de Mar Grande, os moradores transitam com dificuldades. ?As ruas est?o com lama pura, os carros atolam e os moradores tem dificuldades?, informou o comerciante Jos? Ara?jo. As dificuldades dos munic?pios s?o grandes porque as ?ltimas administra??es n?o investiram em infraestrutura. ?S?o 20 anos sem obras, tanto em Vera Cruz quanto em Itaparica?, lamentou.

Publicidade:



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia