Vacinação contra febre aftosa acontece até 31 de maio

A campanha de vacina??o contra febre aftosa, que acontece de seis em seis meses, j? come?ou em todo Estado. Esta primeira etapa prossegue at? o dia 31 deste m?s, quando todos os pecuaristas devem vacinar seu rebanho e declarar a vacina??o no escrit?rio da Ag?ncia de Defesa Agropecu?ria da Bahia (Adab) em Santo Ant?nio de Jesus ou no escrit?rio mais pr?ximo. A regi?o no entorno de Santo Ant?nio tem 14 munic?pios e um rebanho de aproximadamente 140 mil animais. A meta ? vacinar 100% do rebanho. Na ?ltima etapa da campanha em 2009, 97,04% das mais de 10,28 milh?es de cabe?as existentes em todo o Estado foram imunizadas, registrando um n?mero recorde de vacina??o desde a cria??o da ag?ncia, h? 10 anos (Dados Adab).
Segundo Arlete Cortes, gerente da Adab Santo Ant?nio de Jesus, todos os criadores de bovinos e bubalinos, devem adquirir a vacina numa revenda credenciada pela Adab. ?N?s fiscalizamos a temperatura e o acondicionamento ideal das vacinas na revendas uma vez por dia. Em ?poca de vacina??o, mais vezes. Se a vacina for adquirida numa revenda n?o credenciada, o criador n?o poder? fazer a declara??o porque temos um n?mero de controle de todas as revendas?, salientou.
A gerente da Adab lembrou que ap?s a vacina??o, o criador deve fazer a declara??o. ?Ap?s vacinar, o criador faz a rela??o de todos os animais, por idade e sexo, comparece ao escrit?rio da Adab com a nota fiscal da vacina e faz a declara??o. Lembrando que t?o importante quanto vacinar ? fazer a declara??o. Qualquer d?vida basta procurar o escrit?rio da Adab durante o per?odo de vacina??o?, ressaltou.
Arlete Cortes orienta o criador sobre o acondicionamento da vacina, que n?o pode sair da revenda sem estar acondicionada num isopor com gelo, entre dois a oito graus. A pistola tamb?m deve estar resfriada porque quando est? quente a primeira dose que o criador usar ser? perdida porque eleva muito a temperatura da vacina. ?A pistola n?o pode ser deixada no ch?o, mas tamb?m guardada dentro do isopor. A agulha deve estar sempre limpa. O ideal ? vacinar cada animal com uma agulha e nunca utiliz?-la suja. Se n?o for poss?vel, vacinar no m?ximo dez animais com a mesma agulha. Mas sempre fazendo a limpeza da agulha.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia