Espaço SuperAr: A Medicina Chinesa no tratamento da obesidade

A obesidade segunda a Medicina Tradicional Chinesa é uma desarmonia causada no Baço/Pâncreas e Estômago onde sua função de transformação e transporte dos alimentos é afetada, causando o acumulo de umidade, gerando excesso de gordura, seja por questões emocionais ou energética, causando sintomas como distensão e plenitude abdominal, indigestão, gases, vômito, diarreia e cansaço.

Outra função do Baço/Pâncreas e Estômago é controlar os músculos. Com a obesidade essa função também é afetada dificultando ainda mais a capacidade de movimentação, levando a pessoa ao sedentarismo. O sentimento relacionado a este órgão é preocupação excessiva. Quando afetado há um desequilíbrio emocional aumentando a preocupação, tendo como consequência a ansiedade fazendo com que a pessoa coma mais.

O acompanhamento multiprofissional é muito importante no tratamento da obesidade, pois é necessário uma mudança de estilo de vida, assim como uma reeducação alimentar e prática de atividades físicas, pois o sedentarismo e maus hábitos alimentares são um dos principais fatores que contribuem para o aumento do peso corporal.

A Acupuntura, a auriculoterapia, a ventosaterapia e a eletroacupuntura são algumas das terapias da Medicina Chinesa que podem ser realizadas no tratamento e prevenção da obesidade,  a mesma é realizada após uma anamnese que irá avaliar o paciente como um todo, pois na Medicina Chinesa o emocional está totalmente ligado ao físico (corpo), o tratamento consiste em estímulos de pontos localizados em canais no corpo (chamados de meridianos) e em pontos específicos da orelha (auriculoterapia) que são responsáveis pelo intestino, estômago, retenção de líquidos, fome, ansiedade, estresse e a melhora da qualidade do sono, que são estimulados de forma que o organismo atue na perda de peso.

Por Laiana Veiga e Tailan Fróes, Biomédicos e acupunturistas do Espaço SuperAr.

Endereço:

Shopping Itaguari (3º piso), sala 315- Santo Antônio de Jesus-Ba

Agendamentos: (75) 3632-0214



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia