BAIANÃO: Com vantagem da dupla BA-VI, semifinais começam neste final de semana

Começa, neste final de semana, as semifinais do Campeonato Baiano de 2018. Após duas rodadas, os times que farão a grande final serão conhecidos e vão se encontrar daqui a, exatamente, 15 dias. Mais uma vez, o favoritismo da dupla BA-VI se faz presente e tanto o Bahia quanto o Vitória levam vantagem, diante dos adversários nesta fase da competição.

O Tricolor foi a Juazeiro, no norte do estado, onde, neste sábado (17/3), às 18h30, encara a Juazeirense. Essa será a segunda vez, neste ano, que o Esquadrão de Aço entrará no estádio Adauto Moraes, para enfrentar seu oponente. Na fase de classificação, o time da capital teve sérias dificuldades para vencer o duelo.

A partida do dia 4 de março terminou em 2 a 1. Na ocasião, o ‘Cancão de Fogo’ saiu na frente, abrindo o placar, logo no primeiro tempo. O time do técnico Guto Ferreira demorou a se encontrar em campo e, somente, nos oito minutos finais do jogo, reagiu e chegou à virada. Um gol contra e outro marcado pelo jovem atacante Júnior Brumado ajudaram ao Bahia tomar fôlego para seguir vivo e alcançar a semifinal.

Ontem, antes de viajar para o local da partida, o técnico do Bahia lembrou, em entrevista coletiva, que se trata de um jogo de 180 minutos, em duas fases, com intervalo de uma semana e é importante que se faça uma grande apresentação no primeiro compromisso.

BOLA AÉREA TRICOLOR

Questionado se a bola aérea será um ponto forte para o Tricolor no confronto, o treinador afirmou que devido às condições do gramado do Adauto Moraes essa seria uma grande arma para tentar vencer o jogo.

“É uma situação que é o que o piso permite. Não é uma questão de ser prioridade ou não. O jogo no chão, você não consegue dar velocidade. Você pode esperar uma bola no pé, embaixo, e ela vir no teu peito. É adaptação à condição do gramado”, comentou Guto, que terá uma opção a menos para as jogadas pelo alto com a ausência do garoto Júnior Brumado: o atacante sentiu um incômodo muscular e não viajou com o grupo.

 

DESFALQUES NO LEÃO

O Vitória, apesar de ter feito a melhor campanha da fase classificatória, também, não vai ter vida fácil. O Leão pega, amanhã (18/3), às 16h, o Bahia de Feira, no Jóia da Princesa. O time tem muitas baixas relacionadas, principalmente, com as punições que vieram após o julgamento do polêmico BA-VI que não chegou ao final, no Barradão.

O comandante Vágner Mancini e os atletas Kanu, Yago, Denílson e Rhayner – este inclusive passou, recentemente, por cirurgia – cumprem penas aplicadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD-BA) e não devem pisar mais nos gramados das partidas que restam na competição.

Além dos punidos, têm os problemas ocorridos durante o jogo de quinta-feira (15/3), quando o Vitória venceu o Bragantino por 3 a 0, válido pela Copa do Brasil. Na reapresentação, o departamento médico foi bastante procurado e o médico Luís Filipe Fernandes fez o seguinte balanço:

O atacante André Lima teve confirmada uma fratura do terceiro metatarso do pé esquerdo e será submetido a um tratamento que deve deixar o atleta por, pelo menos, 90 dias afastado de suas atividades; Bryan queixa-se de dor no adutor da coxa direita e apresenta um quadro clínico de uma provável lesão. De acordo com o protocolo médico do clube, o lateral-esquerdo fará exame de ressonância, hoje, para definir o tempo de afastamento; Já Luan, sentiu um cansaço na posterior da coxa direita, apresentou-se bem melhor e sua participação ou não no próximo jogo será definida, também, neste sábado.

Além de tudo isso, o time do Barradão terá pela frente uma equipe forte e muito experiente, que tem em seu elenco jogadores conhecidos dos baianos como o goleiro Jair, o zagueiro Gil Baiano e o volante Fausto.

É fato que o Vitória já superou a equipe do interior, por 3 a 0, na primeira fase. Porém, o adversário não deixa, por isso, de ser perigoso. O Bahia de Feira aplicou uma peça em seu xará da capital e foi o único time que venceu, até então, o Tricolor de Aço. Logo na abertura do campeonato, o adversário do Leão bateu o seu arquirrival por 1 a 0.

VANTAGENS

A dupla BA-VI tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais favoráveis e fazer as partidas decisivas em seus mandos de campo. Na rodada de volta, haverá inversão: o Vitória joga no sábado (24/3) contra o Bahia de Feira, às 17h, no Barradão, enquanto o Bahia atua no domingo (25/3), às 16h, diante da Juazeirense, na Arena Fonte Nova.

As finais estão programadas para os dias 1º (ida) e 8 (volta) de abril. Segundo a Federação Baiana de Futebol, as mudanças na tabela atenderam às necessidades da dupla BA-VI, que disputam outras competições (Copa do Brasil e Copa do Nordeste).

ARBITRAGEM

Os trios de arbitragem das partidas da primeira rodada das semifinais foram definidos em sorteios realizados na última quinta-feira (15/3), na sala da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (CEAF/BA), da FBF.

Neste sábado, Emerson Ricardo de Almeida Andrade, será o juiz central de Juazeirense X Bahia, auxiliado por Elicarlos Franco de Oliveira e Paulo de Tarso Bregalda Gussen. Amanhã, Diego Pombo Lopez apita Bahia de Feira X Vitória e os bandeirinhas serão Alessandro Álvaro Rocha de Matos e Jucimar dos Santos Dias.

 

*Aratu Online



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia