Detran denúncia golpe por meio do WhatsApp com ofertas de vantagens

Imagem: Divulgação

Departamento Estadual de Trânsito da Bahia ( Detran-BA) informou que a ouvidoria do órgão registrou denúncias de usuários que disseram ter recebido mensagens via WhatsApp, em nome de pessoas se passando por funcionários do Detran, com a oferta de vantagens na realização de procedimentos de trânsito, mediante o pagamento em dinheiro. O caso foi denunciado pelo Detran à Polícia Civil, que está apurando a origem das mensagens.

Segundo a direção do Detran-BA, trata-se de um golpe que estaria sendo praticado por uma quadrilha que atua também em outros estados do país. A Polícia Civil informou ao G1, nesta terça-feira (3), no entanto, que não teve ainda essa informação. O Detran não informou como chegou a essa suspeita.

A assessoria de comunicação do Detran-BA também não informou quantos usuários relataram ter recebido mensagens por meio do WhatsApp e nem quando essas mensagens teriam sido enviadas. A polícia disse que também não tem ainda essas informações.

O delegado Adailton Adam, do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), disse que a polícia está tentando identificar os autores das mensagens.

“O indivíduo que procura outro indivíduo para oferecer um serviço de um órgão público de uma forma mais barata, fraudulenta, comete um crime da mesma forma que aqueles que aceitam o serviço e pagam por ele. A denúncia foi feita para a gente pelo Detran, que, nesse caso, é a maior vítima. Estamos investigando a origem das mensagens e aguardando resposta das operadoras para dar continuidade às investigações”, destacou.

O Detran-BA informou que não entra em contato com o cidadão por meio de redes sociais, e-mail, WhatsApp ou ligação telefônica, para oferecer facilidades em serviços, como a liberação de veículos removidos em blitzes, entre outros.

O Detran disse que comunicou o caso à Secretaria de Segurança Pública (SSP) e alerta para que os cidadãos busquem os serviços do Detran somente por meio de canais de comunicação oficiais, como o call center, pelo telefone (71) 3535-0888, portal na internet (www.detran.ba.gov.br), o aplicativo para smartphones Detran.BA Mobile e o WhatsApp do órgão, que funciona com respostas automáticas pelo número (71) 9 9978-4858.

O Detran ainda orienta que, em caso de dúvidas, as pessoas devem se dirigir às unidades de atendimento do órgão, na capital e no interior do estado.

Fonte: G1 Bahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia